Jesus - a Simples Verdade

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Raciocínio Carnal

Jesus - A Simples  Verdade

DefiniçãoSer guiado ou confiar no nosso entendimento humano, raciocínio, lógica ou experiência, em vez de ser guiado pelo Senhor através da oração e da Sua Palavra.

1. Segredo para o sucesso: Confiar na orientação e direção do Senhor.
    * 2 Crônicas 26:5 [O rei Uzias, de 17 anos, encontrou a chave para o sucesso:] Buscou a Deus nos dias de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

    * Provérbios 3:7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
 
    * Provérbios 23:4b Não te canses para enriqueceres; dá de mão à tua própria sabedoria.

    * Salmo 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

    * Salmo 37:23 Aparta-te do mal e faze o bem; então terás morada para sempre.

    * Salmo 118:8 É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem.

    * Provérbios 3:5-7 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento;
reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos

    * Isaías 48:17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

    * Atos 5:38b,39 [Aquilo a que Deus nos orienta e ordena sempre será bem sucedido independente das circunstâncias!] Se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.

2. Não conseguiremos encontrar nosso caminho na vida sem a orientação direta de Deus.
    * Jeremias 10:23 Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho, nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos.

    * Provérbios 16:9 O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

    * Provérbios 20:24 Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como, pois, pode o homem entender o seu próprio caminho?

    * João 15:5 Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer.
    * Atos 17:21-23,27,28,30,31 [Os sábios do mundo, no Aerópago, em Atenas, não conheciam o Senhor, mas Paulo procura dar-lhes entendimento.] (Ora, todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir a última novidade.) 22 Estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vejo que sois muito religiosos. 23 Pois passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Ora, esse que vós honrais sem conhecer é o que eu vos anuncio... 27 Deus fez isto para que o buscassem, e talvez, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós.  28 Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Como também alguns dos vossos poetas disseram: Somos também sua geração. ... 30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam. 31Pois determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou. Ele disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

3. Se nos estribamos no nosso próprio entendimento, estamos destinados ao desapontamento e fracasso final.
    * Salmos 127:1a Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

* Provérbios 14:12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

    * Isaías 5:21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!

    * Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor!

    * 1 Coríntios 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia.

    * Gálatas 6:3 Se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
 
4. Raciocínio carnal é loucura e desagrada a Deus.
    * Provérbios 26:12 Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele.
    * Provérbios 28:26a O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente será livre.
    * Isaías 47:10 Confiaste na tua maldade, e disseste: Ninguém me pode ver. A tua sabedoria e o teu conhecimento, isso te fez desviar, quando disseste no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra.

    * Jeremias 8:8-9 Como podeis dizer: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco, quando em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas? 9 Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria teriam?

    * Jeremias 9:23-24 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força, nem se glorie o rico nas suas riquezas, 24 mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

    * Romanos 1:21,22 Pois tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes seus raciocínios se tornaram fúteis, e seus corações insensatos se obscureceram. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos,

    * Romanos 8:6-8 A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 A inclinação da carne é inimizade [animosidade, hostilidade] contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

    * 1 Coríntios 3:18-20 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19 Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Como está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, os quais são vãos.
 
    * 1 Coríntios 8:1b-3 A ciência incha, mas o amor edifica. 2 Se alguém pensa saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. 3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.

    * 2 Coríntios 1:12 Ora, a nossa glória é esta: O testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e especialmente para convosco.

5. Nós nem sequer podemos fazer o que parece bom, razoável e lógico, a menos que seja a vontade do Senhor.
    * Provérbios 19:21 Muitos são os planos do coração do homem, mas é o propósito do Senhor que permanecerá.

    * Romanos 12:16b Não sejais sábios em vós mesmos .

    * 2 Coríntios 3:5 Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus.
 
    * Tiago 4:13-15 E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14 Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. 15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.

6. Só buscando as soluções do Senhor é que entendemos as situações como Ele as vê.
    * 1 Samuel 16:7b O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
 
    * Provérbios 16:2 Todos os caminhos do homem são inocentes aos seus olhos, mas o Senhor pesa os motivos.
 
    * Eclesiastes 2:26a Ao homem que é bom diante dele, Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria.

    * Isaías 42:16 Guiarei os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.

    * Isaías 55:8,9 Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

    * João 7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

7. A Palavra nos mostra o  que fazer, clarificando as situações.
    * Salmo 37:31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não vacilam.
 
    * Salmo 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.
 
    * Salmo 119:130 A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples.
   
    * Provérbios 6:22,23  Quando caminhares, te guiarão [as Palavras]; quando te deitares, te guardarão; quando acordares, falarão contigo. 23 Porque estes mandamentos são lâmpada, este ensino é luz, e as correções da disciplina são o caminho da vida.

    * João 1:1b,4, 9 O Verbo era Deus. ... 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.... A luz verdadeira que ilumina a todos os homens estava vindo ao mundo.

    * 2 Pedro 1:19 E temos ainda mais firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie, e a estrela da alva surja em vossos corações.

8. Deus tem todas as respostas, e adora dá-las a vocês. Portanto, orem!
    * Provérbios 16:3 Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos serão estabelecidos.

    * Isaías 30:21 Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele.
   
    * Isaías 58:9a Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui.
    * Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
 
    * Mateus 7:7,8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abre.
 
    * João 15:15 Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

    * Tiago 1:5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada.

    * Tiago 4:2b [Não negligencie pedir ajuda a Deus.] Nada tendes porque não pedis.

fonte Família feliz " Segredos para uma vida feliz 
keith phillips
www.ComeceCedo.com.brwww.ComeceCedo.com.br
Jesus - A Simples Verdade

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário