Jesus - a Simples Verdade

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Estudo

AMIZADES RUINS, MÁS COMPANHIAS


 Definição: Amizades ou parcerias que afetam negativamente nossas atitudes, atos ou bem-estar físico ou espiritual.
1. Nós somos influenciados, para melhor ou pior, pelas pessoas com quem convivemos.
Provérbios 13:20 Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
Gálatas 5:7-9 [A influência de má companhia pode ser desastrosa.] Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade? Esta persuasão não vem dAquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.
2. Devemos andar na companhia daqueles que vão nos influenciar positivamente.
Salmo 119:63 Companheiro sou de todos os que Te temem, e dos que guardam os Teus preceitos.
Provérbios 2:20 Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.
Provérbios 15:31 O que dá ouvidos à repreensão da vida, no meio dos sábios fará a sua morada.
3. A Palavra de Deus assemelha más amizades a ciladas, a armadilhas montadas pelo Diabo.
Êxodo 23:33 [Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, Deus lhes ordenou especificamente que não se associassem com os ímpios que moravam lá:] Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra Mim, porque se servires aos seus deuses, isso te será um laço. [Ver também Nm 33:52.]
Êxodo 34:12 Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra em que hás de entrar, para que não sejam por laço no meio de ti.
Deuteronômio 12:30 Guarda-te que te não enlaces após elas, depois que forem destruídas diante de ti. Não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Como serviam estas nações os seus deuses? Do mesmo modo também farei eu.
Salmo 106:34-43 [Segue-se o que aconteceu quando o povo de Deus não se manteve separado de seus vizinhos mundanos, com quem o Senhor os proibiu de viver:] Não destruíram os povos, como o Senhor lhes ordenara, 35 mas se misturaram com as nações, e adotaram os seus costumes. 36 Serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. 37 Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. … 39 Contaminaram-se com as suas obras; corromperam-se com os seus feitos. 40Pelo que se acendeu a ira do Senhor contra o Seu povo, e abominou a Sua herança. 41 Entregou-os nas mãos das nações, e aqueles que os odiavam se apoderaram deles.42 Os seus inimigos os oprimiram, humilhando-os debaixo das suas mãos. 43 Muitas vezes os livrou, mas eles O provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade.
Provérbios 22:5 Espinhos e laços há no caminho do perverso [falso]; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele.
4. Amizades ruins podem nos induzir a transigir nas nossas convicções.
Provérbios 12:26 O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar.
Provérbios 16:29 O homem violento engoda o seu vizinho, e o conduz por um caminho que não é bom.
Provérbios 19:27 [Se não atentarmos aos conselhos divinos na Palavra e sim aos valores disseminados pelos meios de comunicação, podemos nos desviar do caminho de Deus.] Cessa, filho meu, de dar ouvidos à instrução e te desviarás das palavras do conhecimento.
Provérbios 22:24,25 Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25 para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.
Eclesiastes 9:18b Um só pecador destrói muitos bens.
1 Coríntios 5:6b Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?
5. Uma tentação do Inimigo é nos fazer achar agradável a maneira de proceder do ímpio - mas veja bem onde ele vai parar!
Provérbios 24:1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
Salmo 37:1b,2 [Lembre-se, as “coisas boas” de que os ímpios parecem estar desfrutando são apenastemporárias:] Nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade; pois cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
Salmo 73:3,17,18 Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. … 17 Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles. 18Certamente, Tu os pões em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição.
Salmo 141:4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; não coma eu das suas iguarias.
Provérbios 23:6,7 Não comas o pão daquele que tem olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos, pois como imaginou na sua alma, assim é; ele te diz: Come e bebe, mas o seu coração não está contigo.
6. Precisamos de convicção para nos afastar de amizades ímpias e infrutíferas.
Salmo 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [Ver também Gn 49:6a.]
Salmo 26:4,5 Não me assento com homens vãos, nem me associo com os hipócritas. Aborreço a congregação de malfeitores, e me recuso a assentar-me com os ímpios.
Salmo 84:10 Vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil; preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.
Salmo 101:4,7 Longe de mim o coração perverso [teimoso, desobediente]; não conhecerei o mal. … O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.
Salmo 119:115 Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus.
Salmo 139:19-22 Se tão-somente matasses o ímpio, ó Deus! Apartai-vos de mim, homens de sangue. 20 Eles falam contra Ti com intenção maligna; os Teus inimigos tomam o Teu Nome em vão. 21 Não odeio eu, Ó Senhor, e abomino aqueles que se levantam contra Ti? 22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
Provérbios 1:10,15 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. … 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas.
Provérbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.
2 Coríntios 6:14,17 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? … 17 Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.
Efésios 5:11 E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as.
Apocalipse 18:4 Ouvi outra voz do Céu dizer: Sai dela [da Babilônia], povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, para que não incorras nas suas pragas. [Ver também Jr 51:6.]
7. Se mantivermos amizades ruins, vamos ser punidos com elas.
Gênesis 13:12,13; 2 Pedro 2:7,8 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. [Embora Deus tenha livrado Ló de Sodoma, ele sofreu por ter vivido com eles tantos anos.] 2 Pedro 2:7,8 E se livrou [Deus] ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos. (pois este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles). (Ver também Gênesis capítulo 19.)
Números 16:26 [Moisés avisou os seus irmãos para não se misturarem com aqueles que semeiam discórdia entre os filhos de Israel:] E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que porventura não pereçais em todos os seus pecados. [O Senhor mais tarde os destruiu; confira versículos 31-35.]
2 Crônicas 19:2b Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.
Esdras 9:14 Voltaremos agora a violar os Teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não te indignarias Tu assim contra nós até de todo nos consumires, até não ficar restante, nem sobrevivente?
Provérbios 21:16 O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará. [Ver também Pv 27:8]
Provérbios 28:19b Mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.
Efésios 5:6-8 Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles. Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.
2 João 1:10,11 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
11 Quem o saúda participa das suas obras más.
8. Nem sequer deveríamos nos associar com outros cristãos que persistem na desobediência.
Romanos 16:17 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. [Ver também Mt 18:15-17]
1 Coríntios 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda comais.
2 Tessalonicenses 3:6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
2 Tessalonicenses 3:14,15 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe. 15Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
1 Timóteo 6:3-5 Se alguém ensina outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro.
2 Timóteo 3:5 [Nos Últimos Dias, alguns homens terão] aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes.
Tito 3:10 Ao homem faccioso [um que semeia discórdia, ou se agarra a falsas crenças], depois da primeira e segunda admoestação, evita-o.
2 Pedro 2:18-22 Pois proferem palavras arrogantes de vaidade, e nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro. 19 Prometem-lhes liberdade, sendo eles mesmos escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20 Se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21Melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este Provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a revolver-se na lama.
9. Ore pedindo ajuda, sabedoria e discernimento ao Senhor para escapar da cilada das más amizades.
Gênesis 49:6 [O patriarca, Jacó, até orou para não dar ouvidos ao mau conselho dos seus dois filhos desviados, Simeão e Levi:] No seu conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte, pois no seu furor mataram homens, e, na sua teima jarretaram touros.
Salmo 56:13 Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida.
Salmo 141:4 [O rei Davi orou:] Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; não coma eu das suas iguarias.
Salmo 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim, mas não me desvio da tua lei.
Provérbios 2:11,12 O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 12 A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas.
Provérbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.
Provérbios 14:7 Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de conhecimento.
Mateus 6:13 Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o Reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Jesus - A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário