Jesus - a Simples Verdade

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Batalhando pela fé I



Texto chave: Judas 1:3

“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.”

Desde os tempos apostólicos, a Igreja de Jesus tem sido atacada por lobos que buscam dividir e destruir o povo de Deus. E nos dias atuais isso não mudou. As palavras de Judas são tão necessárias hoje quanto o eram naqueles dias.

A Igreja de Deus tem um corpo de doutrinas (ensinos) que servem como alicerces ou base para a nossa fé. Assim como em uma construção, se os alicerces forem fracos ou por ação externa, forem abaladas e enfraquecidas; todo o edifício pode desmoronar. O nosso inimigo sabe disso e trabalha muito para que isso aconteça. Muitas vezes os ataques externos não são tão eficazes, então a estratégia é infiltrar pessoas na igreja com falsas doutrinas, ou ensinamentos duvidosos; que na maioria das vezes distorcem os ensinamentos da Palavra de Deus, e com um ar de religioso e santo, introduzem ensinamentos que não são bíblicos.
Era exatamente isso que levou o Apóstolo Paulo a escrever à Timóteo, exortando-o a “pregar a palavra, repreendendo, corrigindo e exortando com toda a paciência e doutrina” .Pois segundo as palavras do apóstolo: “as pessoas não suportariam as sãs (saudáveis) doutrinas e juntariam mestres para si mesmos, segundo os próprios desejos”.

Podemos reconhecer em nossa igreja hoje, este tipo de problema? Você pode citar um caso em que um ensinamento falso, trouxe problemas para a igreja em que você congrega?

A Igreja tem hoje a sua disposição, armas para reconhecer e destruir estes ataques tão freqüentes. A mais importante é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. O Apóstolo Paulo apresenta ao jovem pastor Timóteo, um conselho muito útil: busque nas escrituras todas as informações para ser um bom crente e ensine também aos outros. Diferente dos ensinos heréticos apresentado pelas seitas, a Bíblia é totalmente inspirada por Deus. Todo falso ensino trás ensinamentos e pensamentos humanos (quando não diabólicos), mas a Bíblia é totalmente inspirada pelo Espírito Santo.
Infelizmente, o nosso inimigo também usa a Bíblia para confundir os santos, assim como ele tentou fazer com Jesus na tentação do deserto, muitas vezes ele vai usar versículos bíblicos para confundir as pessoas. Mas qual foi a arma que o próprio Senhor Jesus usou para derrotar Satanás na tentação? Ele usou a própria Palavra de Deus (Mt 4: 1 -11).
Mas como podemos saber se estão tentando nos enganar uma vez que estejam usando a Bíblia como base para o que eles tem pra ensinar? Bem, existem algumas regrinhas que temos que seguir:
1) Texto fora do contexto é pretexto para heresias – Nunca podemos usar um versículo isolado da Palavra para criar uma doutrina. A Bíblia mesmo se explica e se justifica, ou seja, se um determinado texto diz algo que todo o restante da Bíblia discorda, então está havendo com certeza uma má interpretação daquele texto. É necessário que haja pelo menos três outros textos (de preferência em outro capítulo ou até mesmo outro livro) que apóie aquele pensamento.
2) De dentro pra fora ou de fora pra dentro? – Existem algumas maneira erradas de se interpretar a Bíblia, e estas devem ser evitadas, pois mesmo no meio de cristãos sérios, muitas vezes estes erros são cometidos. Nunca devemos ir à Bíblia (de fora pra dentro) com um conceito já formado, apenas para encontrar um versículo que confirme que realmente estamos certos. Isso é o que muitas pessoas fazem para enganar os cristãos que não se preparam conhecendo “toda a escritura”. A maneira certa é indo à Bíblia vazio (de dentro pra fora), e ali tirar todo ensino que precisamos. Ou seja, A Bíblia nos diz o que devemos saber, e não apenas confirma aquilo que já sabíamos.
3) O melhor intérprete da Bíblia é o seu Autor - A melhor maneira de sabermos se estamos interpretando corretamente o que estamos lendo, é pedindo em oração e submissão ao Espírito Santo, que Ele nos oriente e nos ensine através da sua Palavra. Quando oramos antes de ler a Bíblia pedindo ao Espírito Santo que nos revele a sua Palavra, tiramos do inimigo o poder de trazer confusão em nossa mente, e temos a certeza de que Deus está falando conosco mesmo.
4) Deus colocou na Igreja Mestres (e eles não estão lá só de enfeite). – Finalmente, quando houver dúvidas sobre determinado texto que você leu; ou ainda, quando alguém estiver assediando você com doutrinas estranhas, não perca tempo, peça ajuda de alguém que você sabe que pode confiar (seu Pastor, professor de escola dominical ou seminário, seu Líder de Célula, etc.).

Versículos para memorizar:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram de mim. E o Deus de paz estará com vocês” - Filipenses 4:10-11 (NVI)


Fonte : Blog Pastor Valdir

Jesus A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário