Jesus - a Simples Verdade

domingo, 18 de dezembro de 2011

Não ameis o mundo...


O texto para ser lido é I joão 2.15-17. O versiculo começa com uma simples advertência "Não ameis o mundo". O escritor se preocupou em informar seus leitores do perigo que cerca alguém que ama o mundo, e as coisas que no mundo há. Se alguém prefere amar o mundo e dedicar-se a ele de todo o seu coração, o amor do Pai Celestial não está nele. Há nesta advertencia o cuidado amoroso de orientar o crente a não se envolver na comunhão com o mundo tal como estão hoje os incrédulos na vaidade de seus pensamentos. Se alguém dentre nós ama o mundo mesmo provando da comunhão com os irmãos, o amor do Pai não está nele. Na verdade nunca conheceu a Deus, pois se o tivesse conhecido não andaria de mãos dadas com o mundo.
*O mundo aqui é o sistema de rebelião e orgulho que busca destruir a Deus e o seu governo. Logo quem deve ocupar a primazia no coração do cristão é Deus O Criador dos Céus e da terra. Um coração cheio de devoção a Deus é um coração obediente com a plenitude da Sua graça salvadora. Neste coração há o amor do Pai não somente na vida presente, mas na eternidade.
O mundo e seus desejos atrai e prende muitos em sua gaiola, João chama atenção para que não sejamos sugados por seus encantos efemeros e revela que tudo o que há no mundo como os desejos da carne, desejos dos olhos e a vanglória da vida são procedentes do mundo e não de Deus o Criador cujo Filho enviou para resgate de todos quantos em Cristo crerem.
O orgulho é uma doença que domina o homem carnal logo a vanglória elimina todos quantos procuram o amor do mundo da presença de Deus e do Seu amor. Os desejos palas coisas do mundo passam e não se pode confiar. No entanto mesmo com todas as advertências dadas por homens de Deus inspirados pelo Espirito Santo 2 Pe. 1.21, muitos não querem abandonar o que lhes está destruindo pouco a pouco - O amor ao mundo. Os desejos são tão fortes nas coisas desta vida que em questão de segundos eles mudam a cabeça do homem. **Quando o apostolo escreveu. "Demas, tendo amado o presente século" 2 Tm. 4.10, afirmou que demas o tinha abandonado, bem como a obra de Jesus Cristo; ele tinha abjurado. Porque "Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" I Jo 2.15; está sob o dominio de alguém, o "principe deste mundo", e ama seu circulo de influência. Pensamos muitas vezes que a amizade do mundo" não é prejudicial e tentamos justificá-la com descupas, tais como: " eu sou aberto, para o mundo, não sou de mente estreita". No entanto, a amizade do mundo é um pecado perigoso; coloca-nos nas mãos do inimigo de Jesus". Temos que estar sob os cuidados de Deus para não cairmos nesta armadilha o laço do passarinheiro e ficarmos para sempre presos aos velhos rudimentos deste mundo vão. Cristo nos leva a fazermos a vontade de Deus e andarmos segundo os seus mandamentos, somente Ele nos dirigirá os passos para uma vida saúdavel espiritual. Sem compromisso com este século além do que Deus nos ensimou João 3.16, para exercermos com este mundo.

(*) Bíblia de Estudo Genebra pg 1510 Edição 1998 SBB
(**) livro Nunca Mais Serás o Mesmo Basilea Schlink, pg198, cap.44 , Editora Betânia 2ª edição 1981

Servo: Haroldo Azevedo

Jesus A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário