Jesus - a Simples Verdade

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Defendendo a Ira do Meu Pai



Por
Uma Parte da série Taste & See

Tradução por Rodrigo Silva


Existem forças culturais trabalhando dentro e fora da Igreja que me fazem impulsivamente defender a ira do meu Pai contra mim antes de eu ser adotado. Ele não precisa da minha defesa. Mas acredito que ele seria honrado por isso. E ele nos ordenou, "Honra teu pai" (Êxodo 20:12).

Estou escrevendo de Cambridge, Inglaterra, e minha indignação sobre o ataque a meu Pai é de origem britânica. A calunia que eu tenho em mente é o seguinte parágrafo de um popular escritor britânico:

O fato é que a cruz é uma forma cósmica de abuso infantil - um Pai vingativo que pune seu Filho por uma ofensa que ele nem mesmo cometeu. Compreensivelmente, pessoas tanto dentro quanto fora da Igreja acabam considerando essa distorcida versão de eventos moralmente dúbia e uma imensa barreira à fé. Mais profundo que isso, no entanto, é que tal conceito entra em total contradição com a declaração: "Deus é amor". Se a cruz é um ato pessoal de violência cometido por Deus ao gênero humano mas sofrida por seu Filho, então ela zomba do próprio ensinamento de Jesus de amar seus inimigos e de recusar pagar o mal com mal (Steve Chalke e Alan Mann, The Lost Message of Jesus, [Grand Rapids, MI: Zondervan, 2003], pág. 182-183).

Isso espantosamente veio de um cristão declarado. Em defesa do meu Pai celestial eu gostaria de testemunhar a verdade que, antes dele me adotar, sua terrível ira estava sobre mim. Jesus disse, "Quem crê no Filho tem a vida eterna, quem não obedecer... sobre ele permanece a ira de Deus" (João 3:36). A ira permanece em nós enquanto não temos fé em Jesus. Paulo coloca dessa maneira: Nós "éramos por natureza filhos da ira, como o resto da humanidade" (Efésios 2:3). Minha própria natureza me fez merecedor da ira.

Meu destino era enfrentar o "fogo ardente" e "vingança daqueles... que não obedecem ao evangelho do Senhor Jesus... [e que] sofrem a punição da destruição eterna" (2 Tessalonicenses 1:8-9). Eu não era um filho de Deus. Deus não era meu Pai. Ele era meu juiz e meu executor. Eu era um "filho da desobediência" (Efésios 2:2). Eu estava morto em transgressões e pecados. E a sentença de meu Juiz era clara e terrível: "por causa dessas coisas a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência" (Efésios 5:6).

Havia apenas uma esperança para mim - que a infinita sabedoria de Deus pudesse criar um meio para o amor de Deus satisfazer a ira de Deus de maneira que eu pudesse me tornar um filho de Deus.

Isso foi exatamente o que aconteceu, e eu vou cantar sobre isso para sempre. Depois de dizer que eu era por natureza um filho da ira, Paulo diz, "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa de seu grande amor que nos amou, mesmo quando ainda estávamos mortos em nossas transgressões, nos fez vivos junto com Cristo" (Efésios 2:4-5). "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho... para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos". Deus enviou seu Filho para resgatar-me de sua ira e me fazer seu filho.

Como ele fez isso? Ele fez do modo que Steve Chalke caluniosamente chama de "abuso infantil cósmico". O Filho de Deus sofreu a maldição de Deus em meu lugar. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: 'Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro'" (Gálatas 3:13). Se as pessoas no século vinte e um acham esse mais grandioso ato de amor "moralmente dúbio e uma imensa barreira à fé", isso não era diferente nos dias de Paulo. "Nós pregamos o Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gentios" (1 Coríntios 1:23).

Mas para aqueles que foram chamados por Deus e crêem em Jesus, esse é "o poder de Deus e a sabedoria de Deus" (1 Coríntios 1:24). Essa é a minha vida. Esse é o único modo que Deus poderia tornar-se meu Pai. Agora que sua ira não mais repousa sobre mim (João 3:36), ele enviou o Espírito de filiação que flui no meu coração e clama Aba Pai (Romanos 8:15). Por isso eu oro, "Por favor saiba, Pai celestial, que eu te agradeço de todo meu coração, e que eu meço seu amor por mim pela magnitude da ira que eu merecia e a maravilha de sua misericórdia colocando Cristo em meu lugar."

Fonte Livros e Sermões Bíblicos

Jesus - A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário