Jesus - a Simples Verdade

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coisas Boas Que Deixam As Pessoas Fora Do Céu!



Acredite ou não, muitas pessoas de bem que estão envolvidas em realizar coisas maravilhosas não irão para o céu. Pior que isso, muitos que se consideram cristãos e estão convencidos de que irão para o céu ficarão de fora -- mesmo não estando eles envolvidos em pecados grosseiros ou em qualquer tipo de coisa errada! Os cristãos a respeito dos quais eu falo não usam drogas e nem álcool. Não jogam. Não se entregam à pornografia ou à perversão sexual. Não estão entre aqueles que são corruptos ou vis.

Na verdade, você pode encontrar muitos deles na igreja nos domingos pela manhã. E eles gastam a maior parte do seu tempo livre com os amigos e a família, desfrutando de coisas agradáveis. São pessoas de família, e com valores familiares. Tendo dito isto, desejo fazer uma declaração ainda mais ousada -- que poderá ofender alguns. Contudo, eu o faço com interesse amoroso por aqueles da igreja de Jesus Cristo que não enxergam que estão caminhando em direção ao desastre: alguns correm o perigo de perderem suas próprias almas -- apesar de se assentarem na igreja, absolutamente convencidos que estão a caminho do céu! O conjunto desta idéia pode lhe parecer um paradoxo. Mas desejo provar isto a você com as Escrituras.
Se você deseja levar a sério uma mensagem que lhe venha proveniente do Espírito Santo, que seja esta. O meu ponto é o seguinte: alguns crentes ficarão de fora dos céus não devido às coisas más que fizeram -- mas porque ficaram tão preocupados em realizar coisas boas e legítimas, que negligenciaram aquelas que realmente contam: as coisas eternas.

O zelo pelas coisas boas do mundo pôs de lado As Coisas De Deus!
Estas pessoas ficam tão ocupadas com cada detalhe do dia a dia, que literalmente não têm tempo para as coisas mais profundas da vida espiritual. Elas estão dando o seu suor para construir os seus negócios, fazer progredir as suas carreiras, sustentar suas famílias -- mas o alvo de seu interesse ficou completamente desarranjado!

A Bíblia diz: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt. 6:33). Estas são palavras do próprio Cristo, e não são uma sugestão, mas um mandamento. Jesus quer dizer o que Ele diz: "Se vocês buscarem primeiro ao Senhor, Ele vai tomar conta de todas as coisas pelas quais vocês têm trabalhado duro : carreira, negócios, lar, família. Mas vocês precisam fazer dEle a sua prioridade número um!"

O apóstolo Paulo acrescenta: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus" (Cl 3:2-3) Mais uma vez, isto não é uma sugestão, mas um mandamento. Em grego, o significado é: "Concentre a sua atenção, ou interesses, nas coisas de cima". Em outras palavras: "Leve a sua concentração -- semelhante ao aço, ao concreto -- a ser direcionada às coisas de Deus. Torne-a inabalável, imbatível". Entenda por favor: Deus nunca pediu que todos nós vendêssemos as nossas casas, terras e propriedades; nunca disse que precisamos deixar os nossos empregos e nos tornarmos monges, passando a nos dedicar inteiramente à meditação e ao estudo bíblico. (Sim, Jesus disse isto, mas para um homem apenas -- porque as possessões deste homem haviam se tornado seus ídolos. Deus não diz isto para todos.)
Algumas pessoas me dizem : "Deus me mandou deixar esposa e filhos para entrar no ministério." Eu olho estas pessoas direto nos olhos e digo: "Deus não lhe disse para fazer isto. Foi a sua própria mente ou então o diabo. O Senhor não se dedica a destruir casamentos!" Deus jamais lhe pedirá que faça algo deste tipo.

Mas Ele insiste em ser o centro da sua vida, em torno do Qual tudo mais gira. Ele exige que os Seus interesses, a Sua igreja, as Suas coisas tenham prioridade. É necessário que Ele seja o centro! A maior indignidade que qualquer cristão pode cometer contra o Senhor é deixá-Lo em uma posição secundária. Isto é um tapa na face de Deus.
Você pode achar que não é culpado de tamanha afronta contra Ele -- mas, como você prioriza o seu tempo? Por exemplo, quantas vezes você faltou à igreja em benefício dos seus negócios? Nestas ocasiões, não foram os seus clientes que ficaram aguardando -- foi Deus. Eles foram postos em primeiro lugar, acima dos Seus interesses! Compreendo que você não pode evitar faltar à igreja se você tem um trabalho que lhe impede de freqüentar -- se for por exemplo, uma enfermeira ou um trabalhador noturno. Mas estou falando das pessoas que podem escolher -- aquelas que dirigem o seu próprio negócio, por exemplo, e que optam por trabalhar em vez de freqüentar a casa de Deus.

A Bíblia adverte: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hb. 10:25).

Este é outro mandamento do Senhor. Porém, qual é a prioridade na sua vida? Quem fica esperando: os seus negócios, ou o Senhor? Se não guardarmos estes mandamentos, enfrentaremos conseqüências horríveis. Na verdade, eu não sabia que Jesus havia dado tantos avisos a respeito deste assunto.

Desejo lhe mostrar três passagens em particular:
1. Atente para o que Jesus diz a respeito dos dias de Noé e Ló (Lucas 17:26-30). "Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do homem; comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se manifestar" (Lc 17:26-30).

Olhe novamente para esta lista que Jesus nos dá, e preste atenção ás coisas que as pessoas faziam naquele tempo. Sabemos que havia violência tal como o mundo nunca havia visto, junto com imoralidade grosseira tal como sodomia e homossexualismo. Mas Jesus não fala de nenhuma destas coisas aqui. E Ele também não menciona alcoolismo ou perversões. Em vez disto, veja com cuidado o que Ele diz que as pessoas estavam fazendo imediatamente antes de a condenação cair sobre eles: comendo, bebendo (porém Ele não menciona embriaguez), casando-se, noivando, comprando, vendendo, plantando, construindo. Não há nenhum pecado nesta lista. Todas estas coisas são boas, legítimas. Em verdade, tudo que Jesus relaciona aqui é recomendado na palavra de Deus para aqueles que desejam ser fiéis no cultivo da família e aos servos do Senhor.

O casamento, por exemplo. Paulo diz: "...mas, se te casares, com isso não pecas..." (I Cor. 7:28). Em outro lugar as Escrituras dizem: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio..." (Hb.13:4). Além disto, Provérbios 31 nos diz que a esposa virtuosa "Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho" (Pv. 31:16).

Desde os tempos de Josué, quando Israel se mudou para a terra prometida, Deus levou as pessoas a plantar nos campos e a construir edifícios para a Sua glória. Não há absolutamente nada errado nestas atividades.
Por que, então, Jesus se concentra apenas nas coisas boas e legítimas que as pessoas faziam nos dias anteriores ao julgamento? É porque Ele está tentando nos dizer algo vital: Ele está nos alertando quanto a nossa total desatenção à Sua Palavra, ao nos tornarmos completamente absorvidos por nossos próprios interesses!

A pregação de Noé se perdeu no meio de um Grande Atropelo De Negócios!
Inculpa-se o estilo americano de vida. Posso escrever livros e pregar mensagens a respeito dejulgamentos vindouros, porém, com exceção de um pequeno remanescente de crentes, poucos ouvem e guardam minhas palavras. As massas de cristãos não se interessam.Por quê? É porque estão envolvidos em seus próprios planos para casamento, filhos, lar, trabalho, carreira. Não têm tempo para ouvir mensagens a respeito da vinda do Senhor! "Assim será no dia em que o Filho do homem se manifestar" (Lc. 17:30). Jesus está prevenindo: "Sucederá o mesmo com a última geração. Estarão tão ocupados, tão envolvidos com os seus próprios interesses, que deixarão de lado todos os Meus interesses!"Tem sido assim por séculos. Muitos estão convencidos que estão destinados para o céu. Porém, semana após semana, negligenciam a casa de Deus, a palavra de Deus, a oração, a adoração. No entanto, este procedimento não é pecaminoso aos seus próprios olhos: "...por que, pois, diz o meu povo: ...Jamais tornaremos a ti?... ...o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta. ...ainda dizes: Estou inocente..." (Jr. 2:31-31,35)Estas pessoas podem estar fazendo coisas boas e legítimas -- porém o Senhor não é o primeiro para elas! Ele não é o centro de suas vidas. Se Ele fosse, não O colocariam de lado. Elas achariam tempo para ficar com Ele! Jeremias repreendeu o povo pelo "mudar leviano ...dos teus caminhos" (v. verso 36). Todos estavam se mexendo, fazendo coisas boas, ocupando-se de obras legítimas, até mesmo religiosas. Porém, estavam negligenciando a Deus. Não tinham tempo para buscar o Senhor, não tinham tempo para se assentar aos Seus pés e aprender.
O mesmo acontece hoje em todo o corpo de Cristo!
Pode-se ficar tão ocupado com Deus que não há tempo para buscá-LO Muitos não conseguem se assentar e guardar a Sua palavra porque estão constantemente mudando levianamente os seus caminhos! "Assim será..." Quando Jesus falou de Sua volta, por que Ele não falou sobre o índice de criminalidade? Por que não Se referiu à imoralidade de hoje? Ele nada disse a respeito da epidemia de drogas, de nossas prisões superlotadas, dos nossos pecados quanto aos abortos. Não -- Ele disse apenas: "Assim como foi naqueles dias, as pessoas estarão comprando, vendendo, comendo, casando-se -- preocupados com 'coisas boas'. E elas ficarão tão ocupadas, que negligenciarão suas próprias almas!"A sua rejeição me magoa muito. Mas, quanto mais do que isso Deus é magoado pela rejeição a Ele?

Como Ele sente-Se ao ser tratado com desprezo por aqueles que uma vez andaram, conversaram e choraram com Ele? No passado, estas mesmas pessoas Lhe disseram: "Senhor, Tu salvastes a minha vida de um inferno mau. Nunca Te deixarei!" Mas agora, eles não Lhe concedem nem um instante do seu dia.

Você Deu a Jesus Uma Aceitação Parcial? Pode-se dizer: "Tenho de ganhar a minha vida. O Senhor compreende." Não é assim! Ele jamais compreenderá -- nem jamais aceitará -- o fato de O colocarmos em segundo plano em relação a alguém ou à alguma coisa: "Ele é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia" (Cl. 1:18). Em grego, a palavra "primazia" aqui significa "primeiro lugar". É necessário que Jesus tenha a prioridade!

2. Reflita Sobre O Homem Que Fez Uma Grande Festa -- Mas Cujos Convidados Todos O Rejeitaram (Lucas 14:16-24) Esta parábola é importante -- porque Jesus é o homem que está dando a grande festa! A festa a respeito da qual se fala aqui é o evangelho, e a mesa preparada é a cruz. E o convite de Jesus é para todos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).

Em poucas palavras, o nosso Senhor nos convida a ter intimidade com Ele. Fomos exortados a chegar à Sua presença para ceiar com Ele, para conhecê-lO, para desfrutar da Sua companhia. Ele diz: "Venha e encontre uma mesa preparada para você. Tudo já está pronto.

Você encontrará plena satisfação em Mim!" Na realidade, Jesus já concluiu tudo que é necessário para nos dar total satisfação nesta vida. Todo o nosso desejo ardente -- tudo que tem a ver com a santidade e a piedade -- está contido nEle: "...seu divino poder, nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude" (2 Pe. 1:3). A mesa foi preparada. A ceia está pronta! Porém, a parábola nos diz que quando chegou a hora do jantar e a mesa estava servida, ninguém apareceu. Os servos olhavam à rua, mas não chegava nem uma pessoa. O senhor tinha a esperança de que os seus convidados iriam parar tudo para chegarem cedo com expectativa, antecipando a comunhão com grande alegria.

Mas ninguém veio. Eu lhe pergunto: como sentir-se-ia você se preparasse uma refeição maravilhosa, convidasse pessoas que confirmassem que estariam lá, mas quando tudo estava arrumado na mesa, ninguém aparecesse? Será que você não entenderia isto como sendo rejeição total -- significando que seus convidados não tinham interesse em você? O senhor decidiu enviar um servo para lembrar aos seus convidados que já estava tudo pronto. Era o último convite: "A ceia está pronta. Por que você não veio?"

Mas, as Escrituras referem: "...todos, à uma, começaram a escusar-se..." (Lucas 14:18). O primeiro convidado se escusou porque estava preocupado com um negócio imobiliário: "...Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado..." (mesmo verso). Este homem provavelmente era um negociante de terras, que havia comprado a terra sem a ver. Ou, talvez ele simplesmente queria um terreno sobre o qual construiria uma casa para a sua família. Ora, não é pecado especular com terras. Nem é puir uma casa. Ambas as coisas são boas, legítimas. Afinal de contas, antes de cair o julgamento sobre Judá, Elias adquiriu um pedaço de terra, devido à uma revelação que havia recebido. Mas o ponto aqui não é a compra de terra.

O ponto é o seguinte: este homem havia se concentrado na coisa errada! Concentrou-se nos seus interesses -- em seus negócios ou nos negócios da família -- e colocou de lado o convite para privar da intimidade com o senhor. Disse: "Depois eu cuido disto. Primeiro vou resolver os meus interesses". Mas, o fato é que aquela terra não iria sair de lá. Ele poderia ter ido no dia seguinte! O segundo convidado negociava gado. Disse ao servo: "...Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado" (verso 19). Este homem talvez fosse do ramo da pecuária. Parece que ele havia visto os dez bois antes de adquiri-los, e provavelmente estavam bem, na ocasião.

Mas agora, ele precisava testá-los, para confirmar se havia feito um bom negócio. Não existe pecado no que este homem fez. Testar os bois era uma coisa legítima a ser feita, e até de responsabilidade. Abraão e Jó sem dúvida fizeram a mesma coisa muitas vezes, sendo ricos em em gado. Este homem estava apenas fazendo o que a palavra de Deus recomenda a qualquer negociante sério. Mas, outra vez, o ponto não é este. Onde estava o pecado deste homem? Ele agia como se dirigir-se ao paiol era mais importante do que se dirigir à igreja. Os bois poderiam ser testados no dia seguinte.

Mas ele não queria deixá-los esperando; em vez disto, ele fez com que o senhor esperasse! O último convidado disse; "...Casei-me e, por isso, não posso ir" (verso 20). Bem, nada poderia ser mais legítimo do que se casar. A Bíblia diz que o homem que acha uma esposa acha o bem (veja Provérbios 18:22). Mas mais uma vez, o problema não é se casar. Este homem pecou ao colocar a sua família primeiro! O Senhor diz: "A devoção à família é boa a seu tempo, no lugar certo -- mas não quando ela toma o Meu lugar!" Ele poderia ter dito: "Meu bem, o Senhor sempre foi o primeiro na minha vida. Ninguém toma o Seu lugar. Todas as vezes que as Suas portas estiverem abertas para mim, sempre irei ter intimidade com Ele. Os interesses dEle têm prioridade na minha vida. Agora, eu desejo que os meus valores sejam os seus valores."

Serão salvos todos os que têm zelo religioso e boa moral?

Freqüentemente, nas discussões religiosas, quando se acusa alguma prática religiosa ou grupo de violar as Escrituras, alguém responderá que essas pessoas são zelosamente religiosas e de boa moral. Aparentemente, o ponto a destacar é que ter boa moral e ser religioso zeloso já basta para salvá-los, apesar do fato que eles continuam desobedecendo a Deus, sem arrependimento. Desse modo, as pessoas que estão preocupadas com o erro nas práticas são aconselhadas a se calarem.
A Bíblia ensina claramente que as pessoas devem ser religiosas, zelosas com a religião, e ter boa conduta moral. A questão é saber se isto é suficiente para as pessoas receberem a vida eterna. Só para ilustrar, concordemos em que uma pessoa precisa ser um homem, para ser um esposo. Mas seria essa pessoa um esposo apenas porque é um homem, ou algo mais é necessário? Da mesma forma, uma pessoa precisa ter zelo religioso e boa moral para ser salvo, mas é isto suficiente para ele ser salvo ou algo mais é exigido além disto?

Consideremos diversas áreas do ensinamento da Bíblia relacionadas com este assunto.

Consideremos exemplos de pessoas zelosamente religiosas e de boa moral que não foram salvas

Será verdade que todas as pessoas que são dedicadas à sua religião e têm boa conduta moral em sua vida são também agradáveis a Deus? Ou haverá exemplos de pessoas com devoção religiosa que perderam sua salvação? Consideremos vários exemplos bíblicos.

O tesoureiro etíope (Atos 8:26-39)
Este homem era dedicado à sua religião antes mesmo de ter ouvido o evangelho. Ele tinha vindo da distante Etiópia a Jerusalém, de carroça, para adorar (v. 27). Enquanto viajava, estava lendo as Escrituras (v. 28) e desejava entender melhor as coisas que lia (v. 30-34).

Mas estava ele salvo e destinado à vida eterna nesse tempo? Notem que ele nem sequer sabia de Jesus. Filipe teve que ensinar isto a ele (v. 35). Pode alguém que não crê em Jesus ser salvo? Não há salvação em nenhum outro nome, a não ser o de Jesus (Atos 4:12). Aqueles que não crêem nele morrerão em pecado (João 8:24). Como poderia, então, ter sido salvo o tesoureiro antes de ter crido? (João 14:6; Marcos 16:16).

E mais, o tesoureiro ainda não havia sido batizado. Filipe teve que batizá-lo (v. 36-39). Pode uma pessoa ter a salvação antes de ter sido batizada? Marcos 16:16 diz que devemos crer e ser batizados para sermos salvos. Atos 2:38 diz que temos que arrepender-nos e sermos batizados para termos a remissão dos pecados (veja também Atos 22:16; Romanos 6:3-4; Gálatas 3:27; 1 Pedro 3:21).

Este tesoureiro é um exemplo de um homem dedicado a sua religião, mas isto por si só não o salvou. Ele não estava salvo enquanto não ouviu o evangelho de Jesus, creu nele e foi batizado.

Saulo de Tarso (Atos 22:3-16)
Saulo era zeloso em sua religião, mesmo antes de se tornar um cristão. Ele era um judeu rigoroso, zeloso para com Deus (22:3). Sendo um judeu, ele vivia em paz com sua consciência (23:1). Ele tinha sido "hebreu dos hebreus", sem culpa, de acordo com a lei (Filipenses 3:5-6). Paulo se destacava na religião dos judeus acima dos outros judeus da mesma idade que ele, porque era zeloso pelas tradições de seus pais (Gálatas 1:13,14).

Mas estava Paulo salvo, nesta condição? Ele não cria que Jesus fosse o Cristo, o Salvador. De fato, ele perseguia os discípulos de Jesus (Atos 8:1-3; 9:1-2; 22:4-5) e fazia muitas coisas contrárias ao nome de Jesus (Atos 26:9). Ele era um blasfemador de Jesus, um perseguidor, um injuriador (1 Timóteo 1:13). Nesta condição, ele tinha sido o "principal dos pecadores" (1 Timóteo 1:15). Ele permaneceu no seu pecado até que obedeceu a ordem: "levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados" (Atos 22:16).

Saulo é outro exemplo de uma pessoa de zelo religioso, que não estava salva até que creu em Jesus e obedeceu a ele, sendo batizado.
Cornélio (Atos 10 e 11)
Cornélio era dedicado na sua religião e homem de boa moral mesmo antes de ter ouvido o evangelho. Ele era piedoso, temia a Deus, dava esmolas, e orava a Deus (10:2). Ele era um homem reto, temia a Deus e era respeitado pelos judeus (10:22). Se ser apenas religioso e ter boa moral salvasse um homem, Cornélio teria sido salvo muito antes de ter ouvido o evangelho pregado por Pedro.

Mas Cornélio estava salvo antes de ouvir e obedecer ao evangelho? Deus lhe disse para buscar a Pedro, que lhe diria palavras mediante as quais ele poderia ser salvo (11:14). Pedro veio, ensinou-lhe a respeito de Jesus e ordenou-lhe que fosse batizado nas águas (10:47-48).

Assim, Cornélio é um terceiro caso de homem de boa moral, ativo e dedicado à religião, entretanto não salvo até que ouviu e obedeceu ao evangelho.

Atenienses (Atos 17:16-31)
Estas pessoas, também, eram pessoas zelosamente religiosas. Sua cidade estava cheia de ídolos, que eram, certamente, adorados religiosamente (Atos 17:16). O grau do seu zelo é demonstrado pelo fato que eles erigiram um ídolo ao "deus desconhecido", para o caso em que eles estivessem esquecendo de algum (Atos 17:23).

Mas estariam estes adoradores de ídolos salvos em tal condição? Paulo ensinou que a adoração de ídolos era inaceitável por Deus, e que as pessoas teriam que se arrepender de modo a serem aceitáveis no julgamento (Atos 17:29-31). Os idólatras não herdarão o reino de Deus (1 Coríntios 6:9-11; Gálatas 5:19-21). Em vez disso, estarão no lago de fogo, a segunda morte (Apocalipse 21:8; 22:15).

Judeus (Romanos 10:1-3)
Estes judeus eram zelosos em sua religião. Eles tinham zelo por Deus (Rm 10:2). Ainda que o seu sistema de justiça fosse humano em sua origem, eles seguiam um sistema religioso (Rm 10:3). Ainda hoje há judeus com grande devoção a sua religião.

Mas era o seu zelo suficiente para salvá-los? Eles não conheciam o modo de Deus de tornar os homens justos (o evangelho de Jesus), assim eles não se submetiam à justiça de Deus (Rm 10:3). Portanto, eles precisavam ser salvos (Rm 10:1). Os judeus, por certo não crêem em Jesus nem obedecem a ele. Nós já estudamos muitos versículos mostrando que esta fé obediente é necessária à salvação.

Certamente, deveria ficar claro por esta explicação que não é verdade que uma pessoa é salva somente porque ela é devota em algum sistema religioso ou somente porque ela tem boa moral. Outras coisas são necessárias, inclusive o conhecimento, a fé e a obediência ao evangelho de Jesus Cristo

(Rm 1:16).

Consideremos a importância da verdade e o perigo do erro na religião
Se uma pessoa é salva simplesmente porque ela é praticante ativa de uma fé religiosa e vive de acordo com a boa moral, qualquer que seja o conteúdo de suas práticas religiosas, então não haveria preocupação com a verdade religiosa e o erro religioso. Poderíamos ser salvos só por sermos religiosos sem que essa religião fosse harmonizada com as verdades da Bíblia? Mas consideremos o ensino da Bíblia a respeito disto.

A importância da verdade religiosa
Ler Provérbios 23:23 Compre a verdade e não a venda. Pague qualquer preço para obter a verdade. Ela vale. Uma vez que você tem a verdade, não a largue, não importa o que você ganharia por largá-la. Mas, se ser religiosamente zeloso é só o que importa, porque ser tão interessado na verdade?

Ler João 8:31-32 Para estarmos livres do pecado, precisamos conhecer e permanecer na verdade. Mas, se pensarmos que a verdade não é importante, desde que sejamos ativos em alguma fé religiosa, estaremos ainda libertados do pecado?

Ler João 4:23-24. Deus quer que o adoremos em espírito. Isto exigiria zelo e dedicação. Mas em espírito somente não é suficiente. Nossa adoração deve ser em espírito e em verdade.

Ler 2 João 9-11. Se desejamos estar com o Pai e o Filho, temos que permanecer no ensinamento de Jesus. Não é suficiente ser religioso. E se formos religiosos, mas nossa religião não estiver em harmonia com o ensinamento de Jesus? Então, não teremos Deus!

Ler 1 Pedro 1:22-23 Para nos livrar do pecado e renascermos, temos que obedecer à verdade, que está na palavra de Deus. E, se formos religiosos e não tivermos obedecido à verdade? Nosso zelo religioso sozinho nos salvaria?

Se você é religioso, isto é bom. Mas você possui, também, a verdade?

O perigo do erro religioso
Ler Mateus 7:15,21-23 Cuidado com os falsos mestres que enganam as pessoas. Muitos deles chamam Jesus de "Senhor", ensinam em seu nome, e fazem muitos trabalhos espantosos em seu nome. Eles são pessoas de zelo religioso, ainda assim estão perdidos. Como poderia acontecer isto se a única coisa necessária é o zelo religioso? A resposta é, que alguma coisa a mais é necessária. O quê? Temos que "fazer a vontade do Pai".

Ler 2 Coríntios 11:13-15 Satanás e seus ministros querem passar por ministros da luz e apóstolos de Cristo. Eles parecem ser religiosamente devotos. Se formos enganados por eles, seremos religiosos, mas estaremos seguindo Satanás. Seríamos religiosamente justos? É possível ser religioso e, ainda assim, estar seguindo Satanás, porque ele é um enganador.

Ler Gálatas 1:6-9 As pessoas que ensinam um evangelho diferente são amaldiçoadas, e aquelas que aceitam esse evangelho estão se separando daquele que os chamou. Os Gálatas ainda eram pessoas religiosas. De fato, eles eram crentes em Jesus Cristo. Eles seguiam um "evangelho". Mas eles eram amaldiçoados porque era um evangelho diferente. Alguém estava ensinando as pessoas a crer em Cristo, mas ainda obedecendo à circuncisão do Velho Testamento (veja este assunto). Tais doutrinas fazem com que até mesmo filhos de Deus (3:26,27) decaiam da graça (5:4).

Ler 1 Timóteo 4:1-3 Alguns se desviam, seguindo doutrinas de demônios, falando mentiras, incluindo as doutrinas falsas relatadas. Entretanto, estas não são pessoas sem religião. Elas estão seguindo mandamentos religiosos, ainda assim elas estão perdidas porque seguem falsos mandamentos, que não foram dados por Deus.

Ler 1 João 4:1 Muitos falsos profetas estão no mundo, portanto não creia em todos os mestres, porém prove-os. Que diferença faria se seguíssemos ensinamentos falsos ou verdadeiros, se a única coisa que importa é sermos religiosos?

Ler Mateus 15:9 As pessoas podem estar adorando a Deus (portanto, são religiosas), entretanto sua adoração é inútil se for baseada em práticas originadas dos homens. Estas pessoas podem até mesmo estar adorando o Deus verdadeiro, porém não de acordo com as verdadeiras práticas.

Sim, o zelo religioso é necessário. Porém, ele não é suficiente, por si só. Uma razão pela qual isto é verdade é que é possível, mesmo para os crentes em Jesus Cristo, serem enganados para seguirem o erro e o falso ensinamento. Isto pode ser comparado a tomar remédio para curar uma doença. Podemos tomar o remédio com muita dedicação, porém ele não curará, se for o remédio errado. Então, grande zelo e dedicação não ajudam religiosamente se as práticas às quais estamos dedicados são falsas.

Consideremos a necessidade da unidade e o perigo da divisão

É possível para as pessoas serem religiosamente zelosas e de boa moral, mas ainda assim, estarem religiosamente divididas. Se o zelo religioso e a boa moral são tudo o que necessitamos, então as pessoas que causam, incentivam e justificam a divisão, serão salvas.

De fato, esta é a razão principal pela qual temos que estudar assuntos como estes que estamos considerando: as pessoas querem crer que é possível serem salvas em qualquer denominação, mesmo que as denominações estejam divididas na prática, na adoração, na organização, no plano de salvação, etc. Quando estas divisões (e as doutrinas que as produzem) são recusadas, as pessoas dizem que as diferenças não importam muito, porque todas as pessoas são pelo menos religiosas, têm boa moral, etc.


O que diz a Bíblia?
A Importância da Unidade
Ler João 17:20-23. Jesus orou para que todos fossem unidos, como ele e o Pai são unidos. Se o zelo religioso e a boa moral são tudo o que necessitamos para sermos salvos, porque Jesus orou pela unidade religiosa?

Ler Efésios 4:3-6. Devemos esforçar-nos pela unidade de acordo com o Espírito, no vínculo da paz. Isto requer unidade em cada uma das sete áreas relatadas, incluindo um só corpo e uma só fé. Se religião zelosa é tudo o que necessitamos para sermos salvos, a unidade não importaria. Mas de acordo com esta passagem bíblica, a unidade importa, sim. Nós necessitamos, sim, de zelo religioso, mas também precisamos de unidade religiosa.

O Perigo da Divisão
Ler 1 Coríntios 1:10-13. Os seguidores de Jesus não deveriam ser divididos, porque Jesus não é dividido. Não deveria haver divisões entre nós, tais como as que estavam começando em Corinto. Divisão maior ainda existe hoje entre as denominações, e as pessoas querem nos fazer pensar que Deus vai tolerá-la. Se o zelo religioso é tudo o que necessitamos, porque esta passagem reprova a divisão? Se Paulo fosse como algumas pessoas de hoje em dia, ele teria dito aos Coríntios que suas divisões não tinham importância, desde que eles fossem zelosos!

Ler Gálatas 5:19-21. Aqueles que causam a divisão não herdarão o reino de Deus, justamente como acontecerá com os imorais. Mas ser causador da divisão e justificar a divisão é tão ruim como ser imoral. Mesmo assim, há pessoas que justificam a divisão e dizem que ela não importa desde que as pessoas sejam moralmente boas e religiosamente zelosas.

Conclusão

Se você for uma pessoa moralmente boa e zelosa de suas práticas religiosas, estas são boas qualidades. Deus aprova o zelo e a boa moral, como tais. Mas, por favor, entenda que, por si mesmas, estas qualidades são inadequadas para você vir a receber a bênção de Deus da vida eterna, mesmo que você creia que Jesus Cristo é o filho de Deus e o Salvador dos homens.

Precisamos certificar-nos de que possuímos a verdade, estamos obedecendo ao evangelho e permanecemos unidos a outros fiéis cristãos. De outro modo, nossa condição será como a do homem que deseja viajar para algum lugar que fica ao leste de onde ele está, porém ele continua andando em direção ao norte. Não importa se ele seja muito zeloso e dedicado, ele nunca chegará ao seu destino enquanto ele não mudar de direção.

Portanto, precisamos ser religiosamente ativos e moralmente bons. Mas nossa atividade tem que ser de acordo com a vontade de Deus. Temos que andar na direção certa, crendo que o evangelho é a mensagem da salvação, sendo batizados com o propósito de receber o perdão pelos pecados e, então, servir a Deus fielmente, de acordo com a verdade de sua palavra.

Serão salvos todos os que têm zelo religioso e boa moral?

Freqüentemente, nas discussões religiosas, quando se acusa alguma prática religiosa ou grupo de violar as Escrituras, alguém responderá que essas pessoas são zelosamente religiosas e de boa moral. Aparentemente, o ponto a destacar é que ter boa moral e ser religioso zeloso já basta para salvá-los, apesar do fato que eles continuam desobedecendo a Deus, sem arrependimento. Desse modo, as pessoas que estão preocupadas com o erro nas práticas são aconselhadas a se calarem.
A Bíblia ensina claramente que as pessoas devem ser religiosas, zelosas com a religião, e ter boa conduta moral. A questão é saber se isto é suficiente para as pessoas receberem a vida eterna. Só para ilustrar, concordemos em que uma pessoa precisa ser um homem, para ser um esposo. Mas seria essa pessoa um esposo apenas porque é um homem, ou algo mais é necessário? Da mesma forma, uma pessoa precisa ter zelo religioso e boa moral para ser salvo, mas é isto suficiente para ele ser salvo ou algo mais é exigido além disto?

Consideremos diversas áreas do ensinamento da Bíblia relacionadas com este assunto.

Consideremos exemplos de pessoas zelosamente religiosas e de boa moral que não foram salvas

Será verdade que todas as pessoas que são dedicadas à sua religião e têm boa conduta moral em sua vida são também agradáveis a Deus? Ou haverá exemplos de pessoas com devoção religiosa que perderam sua salvação? Consideremos vários exemplos bíblicos.

O tesoureiro etíope (Atos 8:26-39)
Este homem era dedicado à sua religião antes mesmo de ter ouvido o evangelho. Ele tinha vindo da distante Etiópia a Jerusalém, de carroça, para adorar (v. 27). Enquanto viajava, estava lendo as Escrituras (v. 28) e desejava entender melhor as coisas que lia (v. 30-34).

Mas estava ele salvo e destinado à vida eterna nesse tempo? Notem que ele nem sequer sabia de Jesus. Filipe teve que ensinar isto a ele (v. 35). Pode alguém que não crê em Jesus ser salvo? Não há salvação em nenhum outro nome, a não ser o de Jesus (Atos 4:12). Aqueles que não crêem nele morrerão em pecado (João 8:24). Como poderia, então, ter sido salvo o tesoureiro antes de ter crido? (João 14:6; Marcos 16:16).

E mais, o tesoureiro ainda não havia sido batizado. Filipe teve que batizá-lo (v. 36-39). Pode uma pessoa ter a salvação antes de ter sido batizada? Marcos 16:16 diz que devemos crer e ser batizados para sermos salvos. Atos 2:38 diz que temos que arrepender-nos e sermos batizados para termos a remissão dos pecados (veja também Atos 22:16; Romanos 6:3-4; Gálatas 3:27; 1 Pedro 3:21).

Este tesoureiro é um exemplo de um homem dedicado a sua religião, mas isto por si só não o salvou. Ele não estava salvo enquanto não ouviu o evangelho de Jesus, creu nele e foi batizado.

Saulo de Tarso (Atos 22:3-16)
Saulo era zeloso em sua religião, mesmo antes de se tornar um cristão. Ele era um judeu rigoroso, zeloso para com Deus (22:3). Sendo um judeu, ele vivia em paz com sua consciência (23:1). Ele tinha sido "hebreu dos hebreus", sem culpa, de acordo com a lei (Filipenses 3:5-6). Paulo se destacava na religião dos judeus acima dos outros judeus da mesma idade que ele, porque era zeloso pelas tradições de seus pais (Gálatas 1:13,14).

Mas estava Paulo salvo, nesta condição? Ele não cria que Jesus fosse o Cristo, o Salvador. De fato, ele perseguia os discípulos de Jesus (Atos 8:1-3; 9:1-2; 22:4-5) e fazia muitas coisas contrárias ao nome de Jesus (Atos 26:9). Ele era um blasfemador de Jesus, um perseguidor, um injuriador (1 Timóteo 1:13). Nesta condição, ele tinha sido o "principal dos pecadores" (1 Timóteo 1:15). Ele permaneceu no seu pecado até que obedeceu a ordem: "levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados" (Atos 22:16).

Saulo é outro exemplo de uma pessoa de zelo religioso, que não estava salva até que creu em Jesus e obedeceu a ele, sendo batizado.

Cornélio (Atos 10 e 11)
Cornélio era dedicado na sua religião e homem de boa moral mesmo antes de ter ouvido o evangelho. Ele era piedoso, temia a Deus, dava esmolas, e orava a Deus (10:2). Ele era um homem reto, temia a Deus e era respeitado pelos judeus (10:22). Se ser apenas religioso e ter boa moral salvasse um homem, Cornélio teria sido salvo muito antes de ter ouvido o evangelho pregado por Pedro.

Mas Cornélio estava salvo antes de ouvir e obedecer ao evangelho? Deus lhe disse para buscar a Pedro, que lhe diria palavras mediante as quais ele poderia ser salvo (11:14). Pedro veio, ensinou-lhe a respeito de Jesus e ordenou-lhe que fosse batizado nas águas (10:47-48).

Assim, Cornélio é um terceiro caso de homem de boa moral, ativo e dedicado à religião, entretanto não salvo até que ouviu e obedeceu ao evangelho.

Atenienses (Atos 17:16-31)
Estas pessoas, também, eram pessoas zelosamente religiosas. Sua cidade estava cheia de ídolos, que eram, certamente, adorados religiosamente (Atos 17:16). O grau do seu zelo é demonstrado pelo fato que eles erigiram um ídolo ao "deus desconhecido", para o caso em que eles estivessem esquecendo de algum (Atos 17:23).

Mas estariam estes adoradores de ídolos salvos em tal condição? Paulo ensinou que a adoração de ídolos era inaceitável por Deus, e que as pessoas teriam que se arrepender de modo a serem aceitáveis no julgamento (Atos 17:29-31). Os idólatras não herdarão o reino de Deus (1 Coríntios 6:9-11; Gálatas 5:19-21). Em vez disso, estarão no lago de fogo, a segunda morte (Apocalipse 21:8; 22:15).

Judeus (Romanos 10:1-3)
Estes judeus eram zelosos em sua religião. Eles tinham zelo por Deus (Rm 10:2). Ainda que o seu sistema de justiça fosse humano em sua origem, eles seguiam um sistema religioso (Rm 10:3). Ainda hoje há judeus com grande devoção a sua religião.

Mas era o seu zelo suficiente para salvá-los? Eles não conheciam o modo de Deus de tornar os homens justos (o evangelho de Jesus), assim eles não se submetiam à justiça de Deus (Rm 10:3). Portanto, eles precisavam ser salvos (Rm 10:1). Os judeus, por certo não crêem em Jesus nem obedecem a ele. Nós já estudamos muitos versículos mostrando que esta fé obediente é necessária à salvação.

Certamente, deveria ficar claro por esta explicação que não é verdade que uma pessoa é salva somente porque ela é devota em algum sistema religioso ou somente porque ela tem boa moral. Outras coisas são necessárias, inclusive o conhecimento, a fé e a obediência ao evangelho de Jesus Cristo

(Rm 1:16).

Consideremos a importância da verdade e o perigo do erro na religião
Se uma pessoa é salva simplesmente porque ela é praticante ativa de uma fé religiosa e vive de acordo com a boa moral, qualquer que seja o conteúdo de suas práticas religiosas, então não haveria preocupação com a verdade religiosa e o erro religioso. Poderíamos ser salvos só por sermos religiosos sem que essa religião fosse harmonizada com as verdades da Bíblia? Mas consideremos o ensino da Bíblia a respeito disto.

A importância da verdade religiosa
Ler Provérbios 23:23 Compre a verdade e não a venda. Pague qualquer preço para obter a verdade. Ela vale. Uma vez que você tem a verdade, não a largue, não importa o que você ganharia por largá-la. Mas, se ser religiosamente zeloso é só o que importa, porque ser tão interessado na verdade?

Ler João 8:31-32 Para estarmos livres do pecado, precisamos conhecer e permanecer na verdade. Mas, se pensarmos que a verdade não é importante, desde que sejamos ativos em alguma fé religiosa, estaremos ainda libertados do pecado?

Ler João 4:23-24. Deus quer que o adoremos em espírito. Isto exigiria zelo e dedicação. Mas em espírito somente não é suficiente. Nossa adoração deve ser em espírito e em verdade.

Ler 2 João 9-11. Se desejamos estar com o Pai e o Filho, temos que permanecer no ensinamento de Jesus. Não é suficiente ser religioso. E se formos religiosos, mas nossa religião não estiver em harmonia com o ensinamento de Jesus? Então, não teremos Deus!

Ler 1 Pedro 1:22-23 Para nos livrar do pecado e renascermos, temos que obedecer à verdade, que está na palavra de Deus. E, se formos religiosos e não tivermos obedecido à verdade? Nosso zelo religioso sozinho nos salvaria?

Se você é religioso, isto é bom. Mas você possui, também, a verdade?

O perigo do erro religioso
Ler Mateus 7:15,21-23 Cuidado com os falsos mestres que enganam as pessoas. Muitos deles chamam Jesus de "Senhor", ensinam em seu nome, e fazem muitos trabalhos espantosos em seu nome. Eles são pessoas de zelo religioso, ainda assim estão perdidos. Como poderia acontecer isto se a única coisa necessária é o zelo religioso? A resposta é, que alguma coisa a mais é necessária. O quê? Temos que "fazer a vontade do Pai".

Ler 2 Coríntios 11:13-15 Satanás e seus ministros querem passar por ministros da luz e apóstolos de Cristo. Eles parecem ser religiosamente devotos. Se formos enganados por eles, seremos religiosos, mas estaremos seguindo Satanás. Seríamos religiosamente justos? É possível ser religioso e, ainda assim, estar seguindo Satanás, porque ele é um enganador.

Ler Gálatas 1:6-9 As pessoas que ensinam um evangelho diferente são amaldiçoadas, e aquelas que aceitam esse evangelho estão se separando daquele que os chamou. Os Gálatas ainda eram pessoas religiosas. De fato, eles eram crentes em Jesus Cristo. Eles seguiam um "evangelho". Mas eles eram amaldiçoados porque era um evangelho diferente. Alguém estava ensinando as pessoas a crer em Cristo, mas ainda obedecendo à circuncisão do Velho Testamento (veja este assunto). Tais doutrinas fazem com que até mesmo filhos de Deus (3:26,27) decaiam da graça (5:4).

Ler 1 Timóteo 4:1-3 Alguns se desviam, seguindo doutrinas de demônios, falando mentiras, incluindo as doutrinas falsas relatadas. Entretanto, estas não são pessoas sem religião. Elas estão seguindo mandamentos religiosos, ainda assim elas estão perdidas porque seguem falsos mandamentos, que não foram dados por Deus.

Ler 1 João 4:1 Muitos falsos profetas estão no mundo, portanto não creia em todos os mestres, porém prove-os. Que diferença faria se seguíssemos ensinamentos falsos ou verdadeiros, se a única coisa que importa é sermos religiosos?

Ler Mateus 15:9 As pessoas podem estar adorando a Deus (portanto, são religiosas), entretanto sua adoração é inútil se for baseada em práticas originadas dos homens. Estas pessoas podem até mesmo estar adorando o Deus verdadeiro, porém não de acordo com as verdadeiras práticas.

Sim, o zelo religioso é necessário. Porém, ele não é suficiente, por si só. Uma razão pela qual isto é verdade é que é possível, mesmo para os crentes em Jesus Cristo, serem enganados para seguirem o erro e o falso ensinamento. Isto pode ser comparado a tomar remédio para curar uma doença. Podemos tomar o remédio com muita dedicação, porém ele não curará, se for o remédio errado. Então, grande zelo e dedicação não ajudam religiosamente se as práticas às quais estamos dedicados são falsas.

Consideremos a necessidade da unidade e o perigo da divisão

É possível para as pessoas serem religiosamente zelosas e de boa moral, mas ainda assim, estarem religiosamente divididas. Se o zelo religioso e a boa moral são tudo o que necessitamos, então as pessoas que causam, incentivam e justificam a divisão, serão salvas.

De fato, esta é a razão principal pela qual temos que estudar assuntos como estes que estamos considerando: as pessoas querem crer que é possível serem salvas em qualquer denominação, mesmo que as denominações estejam divididas na prática, na adoração, na organização, no plano de salvação, etc. Quando estas divisões (e as doutrinas que as produzem) são recusadas, as pessoas dizem que as diferenças não importam muito, porque todas as pessoas são pelo menos religiosas, têm boa moral, etc.


O que diz a Bíblia?
A Importância da Unidade
Ler João 17:20-23. Jesus orou para que todos fossem unidos, como ele e o Pai são unidos. Se o zelo religioso e a boa moral são tudo o que necessitamos para sermos salvos, porque Jesus orou pela unidade religiosa?

Ler Efésios 4:3-6. Devemos esforçar-nos pela unidade de acordo com o Espírito, no vínculo da paz. Isto requer unidade em cada uma das sete áreas relatadas, incluindo um só corpo e uma só fé. Se religião zelosa é tudo o que necessitamos para sermos salvos, a unidade não importaria. Mas de acordo com esta passagem bíblica, a unidade importa, sim. Nós necessitamos, sim, de zelo religioso, mas também precisamos de unidade religiosa.

O Perigo da Divisão
Ler 1 Coríntios 1:10-13. Os seguidores de Jesus não deveriam ser divididos, porque Jesus não é dividido. Não deveria haver divisões entre nós, tais como as que estavam começando em Corinto. Divisão maior ainda existe hoje entre as denominações, e as pessoas querem nos fazer pensar que Deus vai tolerá-la. Se o zelo religioso é tudo o que necessitamos, porque esta passagem reprova a divisão? Se Paulo fosse como algumas pessoas de hoje em dia, ele teria dito aos Coríntios que suas divisões não tinham importância, desde que eles fossem zelosos!

Ler Gálatas 5:19-21. Aqueles que causam a divisão não herdarão o reino de Deus, justamente como acontecerá com os imorais. Mas ser causador da divisão e justificar a divisão é tão ruim como ser imoral. Mesmo assim, há pessoas que justificam a divisão e dizem que ela não importa desde que as pessoas sejam moralmente boas e religiosamente zelosas.

Conclusão

Se você for uma pessoa moralmente boa e zelosa de suas práticas religiosas, estas são boas qualidades. Deus aprova o zelo e a boa moral, como tais. Mas, por favor, entenda que, por si mesmas, estas qualidades são inadequadas para você vir a receber a bênção de Deus da vida eterna, mesmo que você creia que Jesus Cristo é o filho de Deus e o Salvador dos homens.

Precisamos certificar-nos de que possuímos a verdade, estamos obedecendo ao evangelho e permanecemos unidos a outros fiéis cristãos. De outro modo, nossa condição será como a do homem que deseja viajar para algum lugar que fica ao leste de onde ele está, porém ele continua andando em direção ao norte. Não importa se ele seja muito zeloso e dedicado, ele nunca chegará ao seu destino enquanto ele não mudar de direção.

Portanto, precisamos ser religiosamente ativos e moralmente bons. Mas nossa atividade tem que ser de acordo com a vontade de Deus. Temos que andar na direção certa, crendo que o evangelho é a mensagem da salvação, sendo batizados com o propósito de receber o perdão pelos pecados e, então, servir a Deus fielmente, de acordo com a verdade de sua palavra.

Aquilo que nós somos no nosso interior e manifesta-se no nosso exterior, revela o nosso caráter.

(SL 45:1-2) “De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor. Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre”.

Aquilo que nós somos no nosso interior e manifesta-se no nosso exterior, revela o nosso caráter.

Se fizermos uma analise na palavra de Deus para sabermos qual é o caráter que nós devemos ter, segundo o propósito de Deus, iremos chegar a conclusão de que Deus quer que sejamos iguais ao seu Filho Jesus, ou seja, que nós tenhamos o mesmo caráter do Filho de Deus, e que sejamos perfeitos como o nosso Pai é perfeito.

“É impossível cumprirmos o propósito de Deus se o nosso caráter não manifestar as qualidades do caráter de

Jesus”. É por isso que a palavra de Deus diz que precisamos crescer até chegarmos à medida da estatura da plenitude de Cristo, (EF 4:13).

A restauração que Deus quer realizar na vida do homem é formar nele o caráter de Jesus:(RM 8:29) “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Ser a imagem de Jesus é ter em nós todas as virtudes do Seu caráter.

A descrição do caráter de Jesus A descrição do caráter de Jesus está na primeira parte do novo testamento no livro de (Mateus capítulo 5: 3-12), aquilo que simplesmente chamamos de bem-aventuranças, ou o sermão da montanha. O sermão da montanha que inclui também os capítulos 5-6 e 7 de Mateus, segundo os estudiosos, é a primeira parte escrita dos evangelhos e era a base que a igreja do primeiro século usava para doutrinar os seus discípulos.

Bem-aventurados: significa> mais que felizes – afortunados – alegria do céu. A felicidade não é o alvo das nossas vidas: A felicidade é uma conseqüência de sermos como Deus quer que sejamos e de fazermos a Sua vontade.

Neste capítulo onde aprendemos sobre as bem-aventuranças, existe um verbo em oculto que é o verbo SER.

Este verbo torna-se claro quando dizemos:

“Bem-aventurados os que são humildes”.

“Bem-aventurados os que são mansos”.

“Bem-aventurados os que são misericordiosos”.

Justamente o nosso caráter é aquilo que nós somos e que determina a nossa maneira de ser e de agir.

Na realidade, estas bem-aventuranças, são a descrição das virtudes do caráter de Jesus, e isto é o que Deus quer formar em cada um de nós. Tudo o que Jesus ensinava, era a Sua maneira de ser e de agir.

Como homem Jesus foi: humilde, quebrantado, manso, justo, misericordioso, limpo de coração, pacificador, sempre alegre mesmo quando injuriado e perseguido por causa da justiça.

Todas estas virtudes do caráter de Jesus são atitudes do coração.

(FL 2:5) “Tende em vós o mesmo sentimento (mesma atitude do coração) que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”.

Mas existem duas qualidades do caráter de Jesus, que precisamos aprender e praticar, pois estas duas qualidades são fundamentais no início da nossa formação.

As duas virtudes fundamentais para a formação do nosso caráter:

As duas maiores virtudes do caráter de um discípulo de Jesus são: A humildade e a mansidão que são também duas atitudes do coração. Disse Jesus:

(MT 11:29) “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

(EF 4:1-3) “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”.

Ser como Jesus é ser humilde no agir e manso no reagir.

A humildade é o contrário do orgulho ou soberba.

A mansidão é o contrário da rebeldia.

A conseqüência do orgulho ou soberba do homem (INDEPENDÊNCIA), foi à rebelião contra Deus.

1-A humildade:(MT 5:3) “Bem-aventurados os humildes (pobres) de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

A humildade é a primeira qualidade de caráter que Jesus nos ensinou em (MT 5). Os humildes (pobres) de espírito, são aqueles que estão conscientes de que eles não são nada e que não têm nada.

A humildade de coração é o fundamento para a construção e formação do nosso caráter. Assim como que para construirmos uma casa precisamos escolher um fundamento seguro (MT 7:24), assim também a humildade é a maior segurança que temos para iniciarmos a formação das nossas vidas.

A humildade é a primeira qualidade mais lógica e mais natural a nossa condição humana:

Todo ser humano deveria reconhecer naturalmente aquilo que ele é: Precisamos compreender que Deus nos formou do pó da terra e tudo o que temos é uma dádiva ou graça que Ele nos deu. Não há nada em nós mesmos pela nossa própria virtude.

O contrário da humildade é o orgulho ou soberba: O pecado iniciou com o orgulho:

O orgulho trouxe como conseqüência a rebelião contra Deus. O orgulho é também a independência de Deus.

Ser independente é querer ser o seu próprio deus e governar a sua própria vida. Exemplos:

Lúcifer (diabo): O orgulho partiu do coração deste anjo que se rebelou contra Deus. Ele desejou ser deus e governar a sua vida e a vida dos outros.

Adão e Eva: Eles declararam a sua independência ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal a qual Deus ordenou para que não comessem.

O rei de Tiro (EZ 28): Este rei por ter prosperado no seu reino, declarou a sua independência dizendo: “Eu sou deus”. Deus o comparou como sendo o próprio satanás.

O orgulho, a soberba, a vaidade, a arrogância, a auto-suficiência é uma estupidez, no entanto é a característica mais notável e que mais se sobressai na vida dos homens.

Algumas características que são evidentes na vida de uma pessoa orgulhoso:

O orgulhoso despreza as pessoas, critica, engana, briga, discute, é sábio aos seus próprios olhos, quando erra ou ofende as pessoas não pede perdão, quer sempre ter a razão, é inflexível com as pessoas, não sabe perder, fala muito e ouve pouco, é duro com as pessoas, monopoliza a conversação, ele mente, esconde seus defeitos, é hipócrita e em resumo disso tudo é uma pessoa de difícil convivência.

Todos os filhos de Adão são orgulhosos e independentes: Esta é a natureza do homem após a queda. Adão passou a gerar filhos conforme a sua semelhança e imagem, (GN 5:3).

Existe somente uma saída para o orgulhoso: O orgulhoso deve humilhar-se e arrepender-se da sua independência de Deus. A primeira condição para se humilhar, é reconhecer que tudo aquilo que temos e que somos é uma dádiva de Deus.

Jesus disse: “todo aquele que se humilhar será exaltado”.

O orgulhoso e independente, pode se humilhar e ser transformado a imagem de Jesus.

2-A mansidão: (MT 5:5) “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

Ser manso é o contrário de ser rebelde. Os mansos não têm nenhuma dificuldade de obedecer, eles obedecem com muita paz e alegria, eles são submissos, pacientes e têm domínio próprio.

A mansidão não é falar de forma mansa e suave. A mansidão é ter uma vida de submissão e obediência a Deus e a Sua palavra, sendo também submisso aos seus irmãos e as autoridades.

Os filhos mansos obedecem a seus pais, a esposa mansa se sujeita ao seu marido, o marido manso ama a sua esposa, o discípulo manso se submete aos seus discipuladores.

Dois aspectos da rebeldia: A rebeldia violenta: manifesta-se com gritos, brigas, discussões.

A rebeldia silenciosa: é silenciosa, porém, faz a sua própria vontade.

Aquele que é manso também aceita com muita paz as provações e situações difíceis na sua vida. Ex. de Jesus:

(I PE 2:21-23) “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”.

As virtudes de caráter que o Espírito Santo produz em nós:

(JO 1:12) “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome: os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

Através da nova vida que recebemos em Cristo Jesus, tendo passado pela experiência do novo nascimento, recebemos também a capacitação sobrenatural do Espírito Santo, para manifestarmos todas as virtudes do caráter de Jesus, que é o fruto do Espírito.

(GL 5:22) “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. No amor de Jesus

Mútua submissão

Deus espera que os cristãos sejam servos, ministros e escravos, submetendo-se voluntariamente uns aos outros. A submissão bíblica não é um assunto dirigido somente às esposas, como alguns parecem assumir. As esposas, naturalmente, são instruídas a submeterem-se aos seus próprios maridos. Nesta submissão, elas têm o privilégio de mostrar aos seus esposos e filhos (particularmente suas filhas), como a submissão piedosa é cumprida.

Deus, contudo, exige que todos nós adornemos nossas vidas pela submissão de uns aos outros. Se hoje os cristãos precisam praticar este princípio enriquecedor de mútua submissão, a família deve ser o laboratório no qual aprendemos a desenvolvê-la em segurança e amor. Se praticarmos tal serviço nos relacionamentos fora do lar enquanto os negligenciamos dentro dele, pode ser verdadeiramente dito de nós que "o lar é o lugar onde somos tratados melhor e onde agimos pior".

Romanos 12:10 diz que os cristãos têm que preferir uns aos outros em amor. Gálatas 5:13 diz para servirmos uns aos outros; Efésios 5:21 exige que os cristãos se sujeitem (submetam) uns aos outros, enquanto Filipenses 2:3 instrui cada um para considerar os outros superiores a si mesmo. 1 Pedro 5:5 diz para servir um ao outro com humildade, e Marcos 10:43-45 diz que se alguém quiser ser grande no reino, precisa ser ministro e servo de todos os outros. Isto deverá, certamente, incluir a relação entre esposo e esposa.

Cristo dá o exemplo! Ele disse: "Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve" (Lucas 22:27). "... tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Foi dito dele, também: "... antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo" (Filipenses 2:7). "O qual a si mesmo se deu em resgate por todos" (1 Timóteo 2:6). "o qual a si mesmo se deu por nós" (Tito 2:14). Nessas passagens (e em João 13, onde ele lavou os pés dos seus discípulos), ele mostrou aos homens que é possível ser tanto senhor como servo.

Jesus se entregou por sua igreja diariamente e, mesmo sendo ele o cabeça da igreja, ele era o servo maior dela. A idéia de submissão, ensinada nas passagens citadas acima, é uma preferência voluntária que os cristãos mostram uns aos outros. Em tal submissão, cada um está obedecendo a Cristo; uma esposa que se submete ao seu esposo está se submetendo a Cristo; e o esposo, cuidando de sua esposa, alimentando-a e tratando-a com carinho-- isto é, provendo carências físicas dela e cumprindo as necessidades estéticas dela -- está submetendo-se ao seu Senhor. Se qualquer deles tirasse sua parte do outro, estaria se rebelando contra Cristo e rendendo-se, pelo menos neste aspecto, ao diabo.

Para ajudar a entender o conceito de "submissão mútua", considere: Quando um casal põe um filho no mundo, os pais se sujeitam à responsabilidade de cuidar dele. Do mesmo modo, quando um homem se casa, ele se submete à responsabilidade de alimentar e cuidar de sua esposa, ou ele é "pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:8). Assim, há um sentido muito real no qual os pais estão sujeitos às necessidades de seu filho e o esposo está sujeito às necessidades de sua esposa.

Em 1 Coríntios 7:4, Paulo disse: "A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, e sim a mulher" -- submissão para ambos. Na parte sexual do casamento, o esposo e a esposa, igual e voluntariamente cederam poder sobre seus próprios corpos, cada um se submetendo ao outro. Esta atitude indulgente de dar-se um ao outro fornece a mais íntima das uniões e o mais terno dos laços, provavelmente a maior aproximação do céu que a terra dá.

Se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novo rebocada, então, o sacerdote entrará e examinará.

Diz aqui o texto do livro de Levítico 14: 43-45: "Se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novo rebocada, então, o sacerdote entrará e examinará. Se a praga se tiver estendido na casa, há nela lepra maligna; está imunda. Derribar-se-á, portanto, a casa, as pedras e suas madeiras, como também todo reboco da casa; e se levará tudo para fora da cidade, a um lugar imundo".

Existem situações que são fáceis de mudar. Outras exigem batalha e perseverança. O que você vê pode quebrar, jogar fora. A casa é a expressão da pessoa. Ao mesmo tempo que você olhar a casa como um conjunto, você precisa olhar a si mesmo e mudar aquilo que precisa ser mudado.

Leia Levítico 14:46-48: "Aquele que entrar na casa, enquanto está fechada, será imundo até à tarde. Também o que se deitar na casa lavará as suas vestes; e quem nela comer lavará as suas vestes. Porém, tornando o sacerdote a entrar, e, examinando, se a praga na casa não se estiver estendido depois que a casa foi rebocada, o sacerdote a declarará limpa, porque a praga está curada."

É preciso uma limpeza pessoal, uma declaração de cura pessoal, para que Deus declare você e a sua casa limpos, e seja aí local de sua morada. A presença de Deus numa casa traz paz. O Senhor deseja que você sempre possa experimentar a paz.

NASCIDO PARA UMA NOVA VIDA

Todos herdamos uma natureza hostil a Deus. É uma natureza com inclinação ao Mal, ao pecado, e por isso é chamada carnal. Ela veio como conseqüência do pecado no mundo. Com tal natureza, somos considerados inimigos de Deus. Como podemos então mudar essa natureza? Como pode um pecador torna-se filho de Deus e cidadão do Céu? Pelo novo nascimento.

NASCER OUTRA VEZ?" A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." S. João 3:3
Estas palavras de Jesus foram dirigidas a Nicodemos, um membro da seita dos fariseus, que era muito zeloso na prática da religião. Nicodemos surpreendeu-se com elas, pois evidentemente, como Saulo de Tarso, também fariseu, julgava viver vida irrepreensível e estava certo de ter direito a um lugar no Céu (Filipenses 3:5 e 6). Mas, a religião dos fariseus, no tempo de Cristo, limitava-se, em geral, a exterioridades. Não atingia o coração. Assim, o que Jesus disse aplicava-se também a ele, Nicodemos. Muitos hoje contentam-se em ser homens morais - não matar, não furtar, não fazer qualquer outro mal ao próximo. Tais pessoas deviam lembrar que a todos os homens Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo". S. João 3:7.

UM NASCIMENTO DIFERENTE O nascimento que Jesus tinha em mente não é o nascimento natural - de pais humanos. Disse Ele: "O que é nascido da carne é carne". S. João 3:6.
Quantas vezes um homem pudesse nascer de pais humanos, continuaria com a mesma natureza.
"E o pendor (inclinação) da carne, é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". Romanos 8:7 e 8.
O novo nascimento não é, pois, nascimento natural, mas uma miraculosa transformação espiritual que qualifica o homem para o reino celeste. Então o homem não vive mais em pecado e se torna um filho de Deus.
"Respondeu Jesus:.. Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." S. João 3:5.
A mudança espiritual do coração está inteiramente além do poder do homem. "Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis fazer o Bem, estando acostumados a fazer o Mal." Jeremias 13:23.
"A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração; são incapazes de purificar os mananciais da vida. É preciso um poder que opere interiormente, uma nova vida que proceda do alto, antes que os homens possam substituir o pecado pela santidade. Esse poder é Cristo."

NASCER DA ÁGUA? O novo nascimento, conforme as palavras de Jesus, deve ser pela água e pelo Espírito Santo. Antes de Cristo subir ao Céu, Ele deu a seguinte ordem: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo". S. Mateus 28:19.
Os que desejam tornar-se seguidores de Cristo devem ser batizados. ,"Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer, será condenado." S.Mateus 16:16.
Cristo fez do batismo a entrada para o Seu reino espiritual. E para tirar qualquer dúvida na mente humana, Ele reforçou Sua ordem com Seu próprio exemplo: "Porque assim nos convém cumprir toda a justiça", disse Ele a João Batista (S. Mateus 3:13-17). Então foi Jesus batizado e heis que se Lhe abriram os Céus e Ele, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, recebeu unção do Espírito Santo e ainda ouviu a voz do Pai falando-Lhe: "Este é o Meu Filho amado, em que Me comprazo." S. Mateus 3:17.
Que maior evidência sobre a importância do batismo poderia um consciencioso cristão pedir? Mas ainda há outros exemplos: No Pentecostes: "Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados....quase três mil pessoas". Atos 2:41. O apóstolo Paulo: "... A seguir levantou-se e foi batizado" Atos 9:17 e 18.
O carcereiro de Filipos: "... A seguir foi ele batizado e todos os seus". Atos 16:33.

QUE SIMBOLIZA O BATISMO? "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na Sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque se fomos unidos com Ele na Semelhança da Sua ressurreição." Romanos 6:3-5.
Esta é a mais detalhada explicação da profunda e espiritual significação do batismo e de seu maravilhoso simbolismo. Portanto o batismo simboliza:

1- A morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. (Especificamente, ele é a comemoração da ressurreição de Jesus.)

2- E espiritualmente falando, ele simboliza também a morte, sepultamento e ressurreição do que aceita a Jesus como seu salvador. Que tremendo simbolísmo! O que se consagra a Jesus deve morrer para a velha vida de pecado. "Considerai-vos mortos para o pecado." Romanos 6:11.
Então esta velha vida de pecado que morreu, deve ser sepultado, assim como foi Jesus após Sua morte. "Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo." Romanos 6:4
Ao sair da água o batizado ressuscita para uma nova vida.

3- O batismo simboliza também a lavagem espiritual efetuada pelo sangue de Jesus: "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dEle." Atos 22:16. "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado para remissão dos pecados." Atos 2:38.

PASSOS QUE PRECEDEM O BATISMO

· Arrependimento - Antes de receber o batismo, devemos provar arrependimento dos nossos pecados: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado". Atos 2:38. O batismo é um público testemunho de havermos abandonado a vida de pecado.

· Confissão do pecado - "...Eram por Ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." S. Mateus 3:5 e 6.

· Confissão de fé em Cristo - ".... Disse o eunuco: Heis aqui água, que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E respondendo ele disse: Creio que Jesus Cristo é o filho de Deus". Atos 8:36 e 37.

A graça de Cristo é que transforma a alma. "Separado de Cristo, o batismo, como qualquer outro serviço; é uma forma sem valor."
A necessidade de preencher estas condições mostra que crianças só deveriam ser batizadas ao atingirem a idade em que tenham consciência do pecado e possam exercer fé nos méritos do Salvador Jesus.

ASPERSÃO OU IMERSÃO? Quando compreendemos o verdadeiro significado do batismo, não teremos dificuldade de reconhecer a verdadeira forma de batismo. Morte exige sepultamento. A palavra batismo vem do grego Baptizo que significa imergir, mergulhar, sepultar. Nosso Salvador não foi batizado por aspersão, isto é, com algumas gotas de água na cabeça. Ele foi batizado no Rio Jordão.
"Batizado Jesus, saiu logo da água." S. Mateus 3:16.
"João estava batizando em Enon...porque havia ali muitas águas." S. João 3:23.
Se o batismo não fosse por imersão, não haveria necessidade de batizar em local onde a água fosse abundante. Durante os primeiros doze séculos da nossa era o batismo por imersão foi a prática quase universal da cristandade. Ainda hoje podem ser vistos na Itália os antigos batistérios, como o do Palácio Laterano, o da Igreja de Santa Constança e outros. Esses batistérios, ricamente ornamentados e de grande porte, eram geralmente edifícios separados do templo; neles o batismo dos conversos era administrado por imersão.
A Enciclopédia Católica diz: "A mais antiga forma usualmente empregada foi inquestionavelmente a imersão"(The Catholic Encyclopedia, artigo "Baptism") "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo." Efésios 4:5

BENÇÃO AOS OBEDIENTES

1 - "E recebereis o dom do Espírito Santo" Atos 2:38. Isto é "nascer do Espírito". A ação do Espírito é invisível mas não os seus efeitos - assim como o vento. (S. João 3:8) A mudança é vista na sua vida. As más práticas da vida de pecado são abandonadas: "prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias". Gálatas 5:19-21. Agora os frutos do Espírito são vistos na vida: "Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio". Gálatas 5:22 e 23.

2 - "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes." Gálatas 3:27.
O original grego significa: "Batizados para união com Cristo".

O batismo é um laço de união com Cristo. Unindo-nos a Cristo. Ele nos faz membros do místico corpo do Senhor, que é a Sua igreja; introduz-nos à família de Deus na Terra. "Pois em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo... Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo". I Corintios 12:13 e 27.
Pelo batismo tomamos o nome de Cristo - somos chamados "Cristãos".
"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram: heis que se fizeram novas." II Coríntios 5:17.
Nova criatura! Sim o homem velho, ladrão, briguento, viciado, morreu - foi sepultado. Ao ser ressuscitado pelo Espírito, reflete o caráter do filho de Deus. "Os orgulhosos e presunçosos tornaram-se mansos e humildes de coração. Os vaidosos e arrogantes se fizeram graves e acessíveis. Os profanos se tornaram reverentes, sóbrios os ébrios, os devassos, puros. As modas vãs do mundo foram postas a parte". Os cristãos procuram, não o "adorno... exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus". I S. Pedro 3:3 e 4.
Agora, os que foram ressuscitados juntamente com Cristo (pelo batismo), buscam as cousas lá do alto, pensam nas cousas lá do alto e não nas que são aqui da Terra.

Para alcançar a bendita experiência da união com Cristo, até mesmo as coisas dignas da vida - os laços de família, os interesses materiais e quaisquer outras considerações - devem ser postas em plano secundário. O amor para com Cristo deve ser postas em plano secundário. O amor para com Cristo deve ser supremo. Tratando da sua própria experiência, S. Paulo escreveu: "Deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor: por amor do qual perdi todas as cousas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo". Filipenses 3:8.
Tem você seguido o exemplo de Jesus? Já iniciou uma nova vida com Cristo? Já foi batizado conforme Jesus o foi? Se não, "Por que demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome de Jesus". Atos 22:16. É sempre seguro seguir os passos de Cristo. Se descermos às águas batismais, lá O encontraremos. Receberemos a bênção tríplice, isto é, do Pai, do filho e do Espírito Santo. Seremos criaturas felizes pois tivemos um maravilhoso Encontro com a Vida!

CUIDADO

1 Cor 10:20-22 (NIV) ... Eu não quero que vocês sejam participantes com demônios. Você não pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios também; você não pode ter uma parte na mesa do Senhor e na me mesa dos demônios. Estamos tentando levantar o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?

Das causa mencionadas nas Escrituras de Deus, o mundo, a carne, o demônio, cada setor cristão parece focalizar um e ignorar os outros. Alguns grupos fizeram uma indústria de expulsão de demônios imaginários, enquanto acomodam a carne e abraçam o mundo. Outros grupos negam qualquer influência real de demônios.

Devemos habitar na revelação completa de Deus, e 1) não acreditar que todo problema é por causa do diabo, e 2) concordar com Deus que os demônios são forças reais com as quais temos que lidar.

DOCE ENVENENADO Satanás nos oferece gratificação instantânea com "melhoramentos" demoníacos: Você pode ser "espiritual"... Você pode ser "sábio"... Você pode ser "atraente"... Você pode se "divertir"... Você pode "trabalhar com isto"... Assim que somos "fisgados", a satisfação se torna cada vez mais alusiva, e morte é o resultado certo. Deus dá poder que nunca termina para aqueles que esperam nEle para realizar aquilo que Ele prometeu. Aquilo que recebemos através da fé, vai durar para sempre. Satanás dá poder temporário para aqueles que acreditam em suas mentiras. Ele se torna "pai" deles, e eles se tornam suas posses. Estamos mordendo a isca ou esperando pela coisa verdadeira?

2 Cor 6:14-17 (NIV) ... Porque o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que relação pode a luz ter com as trevas? Que harmonia há em Cristo e Belial [Satanás]? O que um cristão tem em comum com um ímpio? Que acordo há entre o templo de Deus e ídolos? Porque nós somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse: "Eu viverei com eles e andarei com eles, e serei seu Deus, e eles serão meu povo. Por isso saiam deles e sejam separados, diz o Senhor. Não toquem em nada impuro, e eu receberei vocês. "

UM MINISTÉRIO SOFISTICADO? Marcos 6:7 (NIV) Chamando os doze para ele, ele os enviou de dois a dois e deu à eles autoridade sobre maus espíritos.

Mat. 10:8 (NIV) "Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, limpem aqueles que têm lepra, expulsem os demônios. De graça recebestes, de graça dêem."

Lucas 10:17 (NIV) Os setenta e dois retornaram com alegria e disseram: "Senhor, até mesmos os demônios se submetem a nós em seu nome."

Marcos 1:27 (NIV) O povo estava tão surpreso que eles se perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um novo ensinamento - e com autoridade! Ele até mesmo dá ordens a maus espíritos e eles o obedecem."

Cristo passou grande parte de Seu ministério expulsando demônios. Isto não foi bom para o estabelecimento religioso daqueles dias (Marcos 3:22). A cegueira é freqüentemente preferida do que o ser "posto em liberdade de verdade ". Antes, como hoje, nossas crenças religiosas naturalísticas ficam ofendidas. "Que espíritos maus?"

Se estivéssemos lá, talvez nós pudéssemos ter puxado Cristo para um lado e dito: "Este homem é obviamente um epiléptico. Não há razão para procurar por causas "espirituais". Vamos mandá-lo a um especialista." Ou, "Ora Jesus, é só um hábito, uma excentricidade - um talento, um 'presente'. Não há necessidade de se ver um demônio por trás de cada árvore." Somos mais sábios do que Deus? Talvez precisemos nos arrepender de nossa cegueira, e ganhar percepção real da natureza das coisas.

O poder de Satanás é predito na crença humana em mentiras. A Verdade nos libertará de verdade.

Marcos 1:26 (NIV) O espírito mau sacudiu o homem violentamente e saiu dele com um grito.

Lucas 9:42 (NIV) Ainda enquanto o menino estava vindo, o demônio o jogou ao chão em um uma convulsão. Mas, Jesus repreendeu o espírito mau, curou o menino e o devolveu a seu pai.

Atos 8:7 (NIV) Com gritos, espíritos maus saíram de muitos...

Lucas 4:33,35 (NIV) Na sinagoga havia um homem possuído por um demônio, um espírito mau. Ele gritou a plenos pulmões... "Fique quieto!" Jesus disse severamente. "Saía dele!" Então o demônio jogou o homem no chão perante eles todos e saiu dele sem lhe causar mal.

"POSSUÍDO"? Rom 6:12-13 (Phi) Não permitam, então, que o pecado estabeleça qualquer poder sobre seus corpos mortais fazendo vocês cederem a suas luxurias. Nem entreguem partes de seu corpo, para serem, como se fossem, armas do mal para propósitos do diabo. Mas, como homens resgatados da morte certa, coloquem-se nas mãos de Deus como armas do bem para os seus próprios propósitos.

Nas Escrituras, a idéia de possessão é usada em um sentido mais amplo do que somente a possessão demoníaca. Possessão tem a ver com cativeiro, senhorio ou obediência. Nós somos dito como sendo "possuídos" por Deus se O obedecemos, e "possuídos" pelos poderes da escuridão se pecamos. Casos avançados de alguém ser "tomado cativo " por Satanás é um comportamento involuntário chamado de "possessão". Mas neste tipo de "possessão" se entra freqüentemente por vontade própria e gradualmente...

Rom 6:16 (Phi) Você "pertence" ao poder que escolhe obedecer... (Sal 106:39)

Como cristãos, nossas almas são "seladas" até o dia de nossa redenção completa, mas nossos corpos podem ser comandados por Satanás, levados cativos para realizarem sua vontade em um determinado momento. É claro, que não é o mesmo para nós, como para os ímpios, pois temos uma escolha nesta questão. Nós temos a opção experimental de entregarmos nossos corpos (Rom 6:12-22) - como peças de xadrez - para Deus ou Satanás na grande batalha cósmica.

Rom 6:16 (NEB) ... se vocês se colocam à disposição de um mestre, para obedecê-lo, vocês são escravos do mestre a quem obedecem; e isto é verdade, quer sirvam ao pecado, com morte como resultado; ou à obediência, com justiça como resultado.

2 Ped. 2:19 (Jer) ... se qualquer um se deixa dominar por qualquer coisa, ele é escravo daquilo...

FOI ENGANADO? 1 Cor 6:19-20 (TEB) ...Vocês não se pertencem, mas à Deus; ele comprou-vos por um preço. Então usem seus corpos para a glória de Deus.

Ef. 4:27 (NAS) ... Não deis ao diabo um local onde se apoiar.

Malachi Martin, em Refém do Diabo diz que aquilo a que chamamos de "possessões" são na realidade "possessões parciais". Até mesmo em casos extremos como o homem geraseno (Lucas 8:26-39), ainda há uma alma núcleo que não foi completamente dominada, mesmo que o corpo seja rotineiramente "tomado" por demônios.

Para fazer este conceito caber em nossa Teologia, nós podemos substituir palavras como "opressos" versus "possessos" e "fortalezas", etc., mas o assunto é uma questão do coração, uma questão de quem é o nosso mestre, não de palavras. Nós ansiamos pelas emoções que os demônios podem nos dar através dos pecados, ou está nosso coração inclinado à obediência a Deus?

A PATOLOGIA DO CATIVEIRO

1 Tim 4:1 (TEB) O Espírito diz claramente que alguns homens abandonarão a fé nos últimos tempos; eles obedecerão a espíritos mentirosos e seguirão aos ensinamentos de demônios.

2 Cor. 6:36 (NIV) "Quando eles pecam contra ti [Deus]- pois não há nenhum que não peque - e você se torna bravo com eles e os entrega ao inimigo que os leva cativo..." (Ne 9:27, Jud 2:14, Sal 106:41)

Deus nos disse que Ele nos entregará ao "cativeiro" se continuarmos a pecar, e nos deu exemplo após exemplo através da história. Ainda assim, muitos nas igrejas de hoje, completamente negam até mesmo a possibilidade desta dinâmica espiritual. Eles estão "tão certos " que isto não pode acontecer, mesmo quando pode. Parece haver uma campanha massiva para encobrir o que está acontecendo. Pessoas são "cativas do pecado" do tipo mais ultrajante, e poucas missões de resgate são tentadas, e menos ainda são bem-vindas pelos que estão cativos.

2 Ped 2:12 (Phi) Mas estes homens, como menos racionalidade do que animais irracionais que nascem para ser pegos e mortos, blasfemam de coisas fora de suas próprias experiências e serão com toda certeza destruídos em sua própria corrupção.

A PARÁBOLA DA ARMADILHA DO URSO 2 Tim 2:26 (NIV) e aqueles que vierem a seus sentidos e escaparem da armadilha do diabo, que os levou cativos para fazer sua vontade.

Imagine um homem pego em uma armadilha de um urso. Ele não pode chegar ao ângulo próprio para se separar das garras de aço por si próprio, ele precisa de ajuda. Vamos imaginar então que ele veja seu amigo se aproximando pelas árvores e se sinta terrivelmente embaraçado de ter sido pego nesta situação. Então ele se abaixa e tenta se esconder. Mas, seu amigo já o viu, então o cativo infeliz decide se erguer e manter uma pose, como se estivesse ali de propósito.

Seu amigo se aproximando diz: "Onde você estava? Sentimos sua falta. Há algo errado?" "Oh, não. Nada mesmo." O homem que está preso sorri o melhor que pode apesar de sua dor e espera que seu amigo vá embora, para que ele possa voltar a sua luta sem esperança de tentar se libertar. Mas, seu amigo já percebeu a armadilha e já está abrindo as presas de aço. "Seu maluco!" Seu amigo fala, "Porque você não gritou por ajuda? Porque tentou se esconder de mim e esconder o problema? Venha, você está livre agora - foi fácil para mim, e a dor irá embora logo. Seja mais cuidadoso no futuro para não caminhar em território perigoso sozinho... e aprenda algo sobre os pensamentos loucos que passam pela cabeça daqueles que tropeçam nas armadilhas para ursos."

2 Tim 2:25-26 (Jer) Para que eles possam reconhecer a verdade e vir a seus sentidos, uma vez fora da armadilha onde o diabo os pegou e os manteve escravizados.

Col. 2:8 (NIV) Tome cuidado para que ninguém os leve cativos através de filosofia vazia e enganosa, que depende de tradição humana e de princípios básicos deste mundo ao invés de Cristo.

FAZENDO OS CATIVOS LIVRES Lucas 4:18-19 (NIV) [Jesus] "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Ele me mandou para proclamar liberdade aos prisioneiros e recuperação de vista ao cego, para libertar o opresso, para proclamar o ano do favor do Senhor."

Efe. 4:8 (Phi) Assim dizem as escrituras: "Quando ele ascendeu aos céus, ele levou cativo o cativeiro..."

Scott Peck (com desculpas, mas aqui eu acho que ele está correto): "O propósito inteiro de um exorcismo é descobrir e isolar o demônio dentro do paciente para que possa ser expulso... O primeiro e geralmente, mais longo estágio de um exorcismo é o "Engano"...[quando] o demônio se esconde dentro e por trás da pessoa. Para que o exorcismo ocorra, o Engano precisa ser quebrado; o demônio deve ser descoberto e trazido para fora ao aberto."

Is. 42:7 (NIV) para abrir olhos que são cegos, para libertar os cativos das prisões e libertar do calabouço aqueles que sentam na escuridão.

Is. 49:9 (NIV) "... para dizer aos cativos, 'Saiam,' e para aqueles na escuridão 'Sejam livres!'"

Sal. 142:7 (NAS) "Traga minha alma para fora da prisão, para que eu possa agradecer a teu nome; os justos me rodearão, porque o Senhor lidou generosamente comigo."

RAMBO VERSUS O CATIVEIRO DA 1) VONTADE, 2) TERMINOLOGIA, AND 3) COMPLACÊNCIA

Imagine Rambo indo em uma missão por trás das linhas inimigas para resgatar um prisioneiro de guerra. Depois de muito trabalho, ele irrompe dentro da cela do prisioneiro e diz: "Estou aqui para te libertar do inimigo. Vou protegê-lo na perigosa viagem para fora daqui. Vamos embora, rapidamente!"

Considere as seguintes respostas loucas do tolo:

1) "Estou bem, realmente, eu não sou prisioneiro; eu escolhi estar aqui."

2) "Eu tenho um passaporte americano e a América em meu coração. O que você quer dizer quando fala que estou "possuído" pelo inimigo? Talvez eu esteja sendo opresso, mas não preciso de um resgate!"

3) "O que você quer com esta atitude superior, Rambo? Eu estava lidando bem com a situação, e quem sabe, as coisas poderiam acabar melhorando. Se eu for com você, eu posso ser morto em alguns minutos."

João 8:31-34,36 (NIV) Para os Judeus que acreditaram nele, Jesus disse: "Se vocês continuarem nos meus ensinamentos, vocês realmente serão meus discípulos. Então vocês conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará.". Eles o responderam: "Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém.[???] Como podes dizer que nos libertará?" Jesus respondeu: "Vou dizer-lhes a verdade, qualquer que peca, é escravo do pecado... Então se o Filho vos libertou, vocês realmente serão livres."

Agora imagine que o tolo tenha sido resgatado e lutado junto com Rambo até um local seguro, e depois, por vontade própria, retorna para o mesmo cativeiro, caminhando de volta até sua prisão. Não iria o inimigo colocar este "tontão" em um situação de cativeiro muito maior?

(Lucas 11:24-26) Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E chegando, acha-a varrida, adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele é, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro.

PORQUE BRINCAR COM SUA VIDA?

As Escrituras não nos instruem a ignorar os demônios ou expulsá-los para que eles vão embora gradualmente, ou para treiná-los a serem obedientes. Nós é dito para expulsá-los. Não é suficiente fazer com que eles se escondam temporariamente quando são percebidos: um cachorro adormecido pode acordar de repente e dilacerar sua vítima. Nenhuma negociação deve ser feita. Nenhum argumento é válido. Nenhuma distração permitida. Nenhum atraso aceito. Os demônios devem ser expulsos, arrependimento e renúncia total devem se seguir; e eles não irão embora de sua vida se puderem se esconder, discutir, negociar, distrair ou enganar. E eles voltarão se forem desejados novamente...

Porque dar esse mole? Se você suspeita de atividade demoníaca em sua vida, não machucaria nem um pouco, pedir para que alguém ore para que você seja totalmente liberto. Cristo nos garantiu este poder. Porque esperar? Não é vergonha ser liberto, mas é vergonha continuar cativo.
OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS Lucas 8:2 (NIV) e também algumas mulheres que haviam sido libertas de maus espíritos e doenças: Maria (chamada Madalena) de quem sete demônios haviam saído;

Marcos 16:9 (NIV) Quando Jesus ressurgiu cedo no primeiro dia da semana, ele apareceu primeiro para Maria Madalena, de quem ele tinha expulsado sete demônios.
Autor Pastor David Wilkerson
Jesus A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário