Jesus - a Simples Verdade

segunda-feira, 18 de julho de 2011

LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS



"LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS é tua palavra, e luz para o meu caminho." SI 119.105.

A importância da Bíblia consiste em ser ela a bússola e guia divino para o homem que busca cumprir com a vontade de DEUS.
TEXTO BÍBLICO BÁSICO Rm 15.1-6
Rm 15.1 - Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 - Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. 3 - Porque também CRISTO não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injurias dos que te injuriavam. 4 - Porque tudo que dantes foi
escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenha- mos esperança.
5 - Ora o DEUS de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo CRISTO JESUS. 6 - Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO.
INTRODUÇÃO
Por milênios DEUS se revelou ao homem através de suas obras, isto é, a Criação (Rm 1.20; SI 19.1-6). Porém, segundo seu propósito, chegou o tempo em que Ele desejou alcançar o homem com uma revelação maior, o que fez em forma dupla: a) através da Bíblia - A Palavra Escrita, e b) através de JESUS CRISTO - A Palavra Viva (Jo 1.1). Esta dupla revelação é mui especial e tornou-se necessária devido à queda do homem
Desse modo o estudo das Escrituras se impõe como o principal meio do homem natural vir a conhecer a DEUS e a Sua vontade para com a sua vida, bem como do crente conhecer o propósito santificador de DEUS para si e para com todos os salvos.
I. ALCANCE DO ESTUDO DA BÍBLIA
O estudo da Bíblia é uma necessidade que se impõe ao crente por causa do grande alcance que o livro divino tem. O seu estudo:
1. Prepara o crente para responder àqueles que lhe pedem a razão da fé que nele há (l Pé 3.15).Isto implica no fato de que o testemunho cristão só é válido quando
fundamentado no conhecimento e prática da Palavra de DEUS.
2. Faz o obreiro aprovado quanto ao correto manejo da palavra da verdade (2 Tm 2.15). Homens e mulheres que manejam bem a Palavra de DEUS! Eis uma das grandes necessidades da Igreja do Senhor neste século!
3. Acresce a fé do crente quanto ao fato de que as Escrituras são a infalível Palavra de DEUS (Is 34.16). O valor espiritual das Escrituras tende a arraigar-se em nossa convicção á medida da nossa aplicação à sua leitura.
4. Dó luz e entendimento aos simples (SI 119.130). A ignorância espiritual do crente não se dá pela ausência de formação acadêmica, mas pela falta de apego à revelação divina manifesta nas Escrituras.
Ninguém é tão sábio como pensa quando ignora o valor da Palavra de DEUS, nem tão indouto como possa imaginar quando ama o livro da lei do Senhor.
II. POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA Dentre outras razões por que o crente deve ler e estudar a Bíblia, poderíamos destacar as seguintes:
1. A Bíblia é o manual do crente. Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão, é imperioso que este mane- je-a bem para o eficiente desempenho de sua missão (2 Tm 2.15). Um bom profissional sabe empregar bem as ferramentas de seu ofício. Essa eficiência não é automática; vem pelo estudo e pela prática. As- sim deve ser o crente em relação à Bíblia Sagrada. Entre as promessas de DEUS àqueles que conhecem devidamente a sua Palavra, temos a de Isaías 55.11: "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.i)
2. A Bíblia alimenta nossas almas (Mt 4.4; Jr 15.16; l Pé 2.2). Não há dúvida que o estudo da Pa- lavra de DEUS traz nutrição e cresci- mento espiritual. Ela é tão indispensável à alma, como o pão é ao corpo. Nas passagens citadas, ela é comparada ao alimento, porém, este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo. O texto de l Pedro 2.2 fala do intenso apetite do recém-nascido; assim deve ser o nosso apetite pela Palavra divina. Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.
3. A Bíblia é o instrumento do Espírito (Ef 6.17). Se em nós houver abundância da Palavra de DEUS, o ESPÍRITO SANTO terá o instrumento com que operar. É preciso pois me- ditar nela (SI 1.2; Js 1.8). É preciso deixar que ela domine todas as esferas da nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração, e assim molde todo o nosso viver diário. Em suma: precisamos ficar saturados da Palavra de DEUS.
4. A Bíblia enriquece a vida do cristão (SI 119.72). Essas riquezas vêm pela revelação do ESPÍRITO SANTO, primeiramente (Ef 1.17). A pessoa que procurar entendimento bíblico somente através da capacidade intelectual, muito cedo desistirá. Só o Espírito de DEUS conhece as coisas de DEUS (l Co 2.10).
III. COMO ESTUDAR A BÍBLIA
Como a divina e inspirada Palavra de DEUS, a Bíblia é um livro singular, do qual maior proveito tirará aquele que melhor souber estudá-lo. E é exatamente com o propósito de ajudá-lo a tirar o máximo de provei- to do estudo da Bíblia que lhe da- mos os cinco passos seguintes a serem seguidos:
l1. Leia a Bíblia conhecendo o seu Autor. Isto é de suprema importância. É a melhor maneira de estudar a Bíblia. Ela é o único livro cujo Autor está presente quando o lemos. O autor de um livro pode explicá-lo como ninguém. A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil; simples e ao mesmo tempo complexo. Não basta ler suas palavras e analisar detidamente suas declarações. É preciso conhecer e amar a DEUS, o seu Autor.
2. Leia a Bíblia diariamente (Dt 17.19). Esta regra é excelente. É estimado que 90% dos crentes não lêem a Bíblia diariamente; portanto não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos no testemunho e no serviço cristão. Mais do que isto: são anãos, raquíticos, mundanos, carnais e indiferentes, nervosos e iracundos.
Não basta assistir aos cultos, ou- vir sermões e testemunhos, assistir estudos bíblicos, e ler boas obras de literatura cristã. É preciso ler a Bíblia individualmente. Há crentes que só comem espiritualmente quando lhe dão comida na boca. É a colher do pastor, do professor da Es- cola Dominical, etc. Se ninguém lhe der comida, ele morrerá de inanição espiritual.
3. Leia a Bíblia com a melhor atitude. Ler a Bíblia com a melhor atitude mental e espiritual é de capital importância para o êxito no es- tudo bíblico. A atitude correia é a seguinte:
a. Estudar a Bíblia como a Palavra de DEUS, e não como uma obra literária qualquer. b. Estudar a Bíblia com o coração e em atitude devocional, e não apenas com o intelecto.
4. Leia a Bíblia meditando. As- sim têm feito os servos de DEUS no passado, a exemplo de Davi (SI 119.15,16), Daniel (Dn 9.2-4). O caminho ainda é o mesmo. Na presença do Senhor, em oração, as coisas incompreensíveis são esclarecidas (SI 73.16,17). A meditação aprofunda o sentido. Muitos lêem a Bíblia para estabelecer recorde de leitura somente. Ao leres a Bíblia, aplica-a primeiro a ti próprio, senão não ha- verá virtude nenhuma.
5. Leia a Bíblia toda. Há uma riqueza insondável nisso! É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de DEUS mediante ela é progressiva. Como o irmão pensa compreender um livro que nem sequer leu ainda? Podemos ler a Bíblia toda, porém jamais a compreenderemos toda. Sendo a Palavra de DEUS ela é infinita. Mesmo as mentes mais férteis do mundo são incapazes de abarca-la completamente. Não há no mundo ninguém capaz de. esgotar ou dissecar a Bíblia.
IV. A APLICAÇÃO DA BÍBLIA
A diferença básica entre a Bíblia e os outros livros que lemos ao longo da vida, é que não temos nenhuma obrigação moral de obedecer ao que estes ensinam, enquanto que a Bíblia é um livro escrito não apenas para ser lido, mas também, e principalmente, para ser obedecido e aplicado.
1. Aplique a Bíblia à sua vida. Você sabia que é de nenhum valor conhecer a letra das Escrituras, contudo não se dispor a obedecê-la? Satanás conhece a Bíblia e é capaz de citá-la decoradamente como fez diante de JESUS enquanto o tentava no deserto (Mt 4.6). Acontece que esse conhecimento do tentador não é capaz de diminuir, ainda que por um pouco, a impiedade e maldade do seu vil coração.
Aplicando a Bíblia à nossa vida, sem dúvida poderemos dizer como disse o salmista Davi: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (SI 119.11).
2. Aplique a Bíblia às necessidades do mundo. O conhecimento acadêmico tem ajudado os estudiosos do comportamento humano a detectar os problemas que afligem a nossa sociedade. No entanto, tem fracassado na análise das causas e na aplicação de soluções a estes problemas. Por exemplo: é impressionante ver como homens que igno- ram a Bíblia atribuem a violência e outras anomalias que afligem a sociedade contemporânea, a causas, como a pobreza e o analfabetismo. Eles não conseguem olhar o mundo e ver as pessoas como DEUS as vê: caídas, espiritualmente pobres e carentes de DEUS.
No contexto de toda esta confusão, o crente e estudioso da Bíblia tem grande vantagem sobre as de- mais pessoas. Com o jornal da cidade numa das mãos e a Bíblia na outra, ele é capaz de detectar tanto os problemas quanto de aplicar eventuais soluções a eles. Ele vê o mundo moribundo, espiritualmente enfermo. "Toda a cabeça está enferma e todo o corpo fraco. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo" (Is 1.5,6). Tudo isto porque, como disse João: "...todo o mundo está no maligno" (l Jo 5.19).
3. Conclusão. Se a Bíblia é o que dizemos ser para a nossa vida, guardemo-nos da atitude farisaica de lê-la e, inclusive, proferi-la sem que ela seja parte inseparável do nosso caráter.
No princípio da Obra Pentecostal no Brasil, era mui comum ouvir- se pessoas não-crentes se referirem aos pentecostais como "os Bíblias", decorrente do apego ao livro e à prática da Bíblia. Deveríamos nos penitenciar diante de DEUS pelo nosso gradual afastamento das verdades e virtudes do Evangelho propugnadas na Bíblia.
Fonte Portal Casa do Senhor
Jesus A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário