Jesus - a Simples Verdade

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como Faço Para Seguir a Jesus?


E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me”. (Marcos 10:21)

A história deste homem é marcante. Uma pessoa íntegra, que cumpria todos os seus compromissos religiosos e sociais e que ninguém o podia argüir para mostrar os seus erros. No que podia ser visto pelos homens, seu proceder era perfeito, mas, apesar de seu bom procedimento, não tinha certeza da salvação.

Jesus inicia seu contato com ele afirmando que só Deus é bom e, de certa forma alimentando o seu ego, o evangelista registra que Jesus ao fitá-lo o amou e, só então é que o coloca em ‘xeque’ ao afirmar que só uma coisa lhe faltava.

Se víssemos somente esta cena poderíamos tirar várias lições:

1. Que as obras e nosso bom procedimento não são suficientes para a salvação;

2. A necessidade de abrir mão de tudo o que esteja ocupando o lugar de Deus em nosso coração;

3. A necessidade de ter um tesouro no céu (que só é comprado pelo sangue de Cristo);

4. E a necessidade de seguir a Jesus.

Estas são lições preciosíssimas, mas se olharmos para Jesus e suas atitudes registradas no texto, veremos que nesse diálogo Ele demonstrou sua humildade (v.18) e, nos versículos anteriores (vs. 12-16) disse que aquele que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.

A seguir, Jesus afirma que o esvaziamento/renúncia é sacrificial e que aos homens é impossível, mas para Deus tudo é possível. Ao que Pedro disse que eles tinham deixado tudo para seguir a Jesus ao que respondeu: “Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo da casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.” (vs.29,30).

Ele estava mostrando que, mesmo que o homem abra mão de tudo, Deus sempre lhe dará recompensas terrestres, e que o sacrifício que o homem possa fazer pelo evangelho tem a sua paga, e que só Deus é que faz o verdadeiro sacrifício (veja os vs. 33, 34).

Uma outra lição que podemos tirar das atitudes de Jesus, manifestado em seu diálogo com os irmãos João e Tiago, é a confiança na soberania de Deus. Notem: “...quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado.”(v.40) . Jesus afirma a eleição eterna de Deus e deixa claro que não pode ser mudada, pois já foi definida na eternidade.

O que está faltando à você: Humildade, renúncia ou confiança no desígnio de Deus?

Ache a resposta em sua vida e procure sanar tal falta obedecendo ao mandato de Jesus para ter um tesouro no céu e, então, siga o Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, no real sentido de seguir os Seus passos.

É em Jesus Cristo, que nós encontramos o maior exemplo de pastor nas escrituras.

A Bíblia nos ensina que ele é:

1) O supremo pastor- I Pd 5: 4 Ora, logo que o Supremo pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

2) O bom pastor– Jo. 10:11,14 11 Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas 14 Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.

3) O grande pastor– Mq. 5: 4; Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra.

Hb 13:20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança.

Ele conhece as suas ovelhas -Jo. 10:14,27 14 Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem;

Ele as chama pelo nome (Jo. 10:3) A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

Ele as guia (Sl 23:03) Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ele as alimenta (Jo. 10:09) Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Ele as protege e preserva e lhes dá a vida eterna (Jo.10:28) E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Fonte:Portal Casa do Senhor
Jesus A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário