Jesus - a Simples Verdade

sábado, 12 de março de 2011

Joseph Alleine reflete o puritanismo


A figura do grande pastor puritano Joseph Alleine é emblemática. Se alguém deseja radiografar o movimento protestante ocorrido na Inglaterra no século XVII, o jovem pregador nascido em 08 de abril de 1634, em Devizes, Wiltshire ilustra o âmago e a pujança calvinista naquelas paragens. O fato revelador acerca de Joseph Alleine não diz respeito ao seu brilhantismo teológico como visto em John Owen, ou a casuística meticulosa de Richard Baxter, os quais foram heróis entre os puritanos. Entretanto, detalhes de sua vida impactam as mentes, de forma meteórica, para compreendermos aquele que, de acordo com muitos, é o maior avivamento já ocorrido na Igreja cristã desde os tempos apostólicos.

Primeiramente pode-se falar em assalto, urgência e avidez de espírito. Tal como ficou evidenciado no puritanismo, Joseph Alleine era jovem e com viço. Alleine viveu apenas 34 anos. Sua carreira foi veloz, seu chamado para o santo ministério dramático e seu zelo evangelístico implacável. À medida que se lê sua biografia, um "lamento heróico" ressoa por detrás das sucessivas enfermidades, derrotas e humilhações, impingidas pela perseguição religiosa. Ao mesmo tempo uma bravura inabalável, um cavaleiro salpicado de sangue mas de olhar sereno.

Depois podemos falar da piedade prática unida à excelência teológica. Sua rotina, como de muitos puritanos, era marcada pelo alvorecer aos pês do Senhor Deus. Eram quatro horas de oração aliadas pelo deleite nas doutrinas da graça, absorvidas através do arguto John Owen e pelo "invasor" da mente do apóstolo Paulo, Thomas Goodwin. Ambos foram professores de Alleine em Oxford e no Magdalen College, respectivamente.

Multimídia. Sim, Alleine e o puritanismo eram articulados! Cartas, livros, artigos, debates, as artes, o teatro, a política, a ciência, a educação: todos os setores da vida eram enfeixados na volúpia daqueles crentes para expandir o evangelho e reformar a sociedade. O alvo não era cristianizar mas influenciar a cultura, subvertê-la com uma cosmovisão apaixonada. Para tanto, não economizaram a pena e escreveram com abundância.

É da autoria de Alleine o famoso An Alarm to the Unconverted, publicado no Brasil pela editora PES, sob o título Um Guia Seguro para o Céu. Entre os leitores famosos "alarmados" figura Spurgeon, outro que bebeu na fonte puritana. O livro traz uma teologia de conversão segura, aforismos e silogismos devastadores, que explicam a necessidade premente da atuação exclusiva do Espírito Santo, para conceder um novo coração ao pecador. O nome de Alleine está envolvido também na fundação da Royal Society, a grande academia científica britânica.

Guetos seguros e igreja despedaçada. Não! Jamais! Os puritanos igualmente como Alleine não aturavam uma visão de igreja que abrigasse, simultaneamente em seu seio, partidos seguros no meio da apostasia. O sonho da eclesiologia reformada, una e católica pulsava no coração de todos eles. Por isso sua luta era pela reforma da Igreja, trazer a pureza à sua forma de governo, definir sua doutrina e adoração. Muitos se chocam quando tomam conhecimento das lutas travadas por estes homens, referindo-se a elas como inglórias e tolas. Contudo desconhecem o contexto histórico, deixando de considerar o peso imposto a eles para observarem certos ritos e práticas da igreja anglicana. Joseph Alleine era dissidente e estava entre os 2000 pastores proibidos de pregar no ato de Uniformidade de 1662.

Romantismo. Aquele que estuda o puritanismo percebe flagrantemente o zelo pelas esposas e a família. O aspecto bucólico tanto na vida de Alleine e nos demais puritanos, são as horas de descanso e refrigério ao lado das esposas. Eles eram grandes amantes. Theodosia, a mulher de Alleine, além da piedade muitos testemunharam a sua grande beleza e virtude na vida conjugal.

A trajetória de Alleine sintetiza o puritanismo de forma categórica, essencialmente por ser algo provocado pela obra do Espírito Santo. Alguém já disse uma vez "que os que mais realizam obras para o Senhor são os mesmos que crêem na absoluta soberania de Deus a despeito de toda ênfase moderna no livre-abítrio do homem". Este é o fato óbvio do movimento não-organizado entre estes homens, mulheres e crianças inglesas. Os puritanos estavam apercebidos disso e causaram celeuma.

Autoria da matéria- Wellington Costa

Fonte :Mayflower
Jseus - A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário