Jesus - a Simples Verdade

sábado, 14 de maio de 2011

TEMA: REGENERAÇÃO E ADOÇÃO

Este é um estudo importante, pois vamos saber a nossa posição como família de Deus. Vamos estudar: a necessidade de regeneração, como ocorre e quando começou; a regeneração e o novo nascimento, a regeneração como um ato divino que transforma tudo em nós. Quando começou a adoção, seus resultados, e quando se completará a adoção.

1) A NECESSIDADE DE REGENERAÇÃO

A) NECESSITAMOS DE REGENERAÇÃO

pai e filho

Todos necessitamos de regeneração porque todos fomos degenerados pelo pecado. Quando Deus criou Adão e Eva, eles eram santos, puros e sem pecado. Eram filhos de Deus. Porém Adão e Eva desobedeceram a Deus, pecaram, degeneraram-se e tornaram-se filhos da desobediência e da ira Ef. 2:2-3.

A partir daí, todas as gerações herdaram essa natureza corrompida e toda sorte de males cuja raiz é o pecado (Sal. 51:5; 1a Tim. 6:10; Rom. 3:12 e v. 23).

B) NECESSITAMOS DE REGENERAÇÃO

Todos necessitamos de regeneração para sermos restaurados àquela condição anterior para a qual Deus nos criou. Regenerar é recuperar ou restaurar algo que era bom e degenerou-se, estragou-se, contaminou-se ou danificou-se. Tornou-se, portanto, necessária a intervenção do grande amor de Deus em Cristo Jesus (João 3:16) para que o Homem fosse regenerado e restaurado àquela condição anterior, para a qual Deus o criara. Ao crermos em Jesus, a regeneração chega no limite máximo de nossos pecados, (por mais hediondos que sejam), e nos regenera inteiramente (1a Ped. 1:3-4 e v. 23).

2) A REGENERAÇÃO COMEÇOU QUANDO CREMOS

Regeneração e adoção ocorrem no momento da salvação. Fomos regenerados quando cremos pela fé, aceitamos o verdadeiro Evangelho de Cristo e fomos salvos. “Precisamos atentar, no entanto, que há muita coisa por aí chamada de Evangelho, mas que não é o verdadeiro Evangelho de Cristo. Quando alguém anuncia que a salvação depende de boas obras, penitência, preces por quem já morreu, ou do sofrimento após a morte, está anunciando heresias, doutrinas de homens e de demônios (Mat. 15:8-9; 1a Tim. 4:1) e rejeitando o verdadeiro Evangelho de Cristo. Quem crer nesse tipo de evangelho nunca será salvo”.

O verdadeiro Evangelho de Cristo ensina que a salvação é por graça e de graça (favor não merecido e gratuito) (Ef. 2:8-9). Em Rom. 3:20 e v. 28 está escrito que nenhuma carne será justificada pelas obras e que a justificação é pela fé sem as obras. Jesus recebeu na cruz a culpa e o castigo que nós merecíamos (Isaias 53:4-6).

A salvação é em vida. Depois da morte ninguém será salvo. Jesus é 100% Deus e 100% Homem, O Único que tem as duas naturezas. Como Deus, Ele traz Deus para o Homem. Como Homem, Ele leva o Homem que crê para Deus. O verdadeiro Evangelho de Cristo tem poder para perdoar, salvar, regenerar e transformar a vida (Rom. 1:16).

Se alguém já ouviu o Evangelho e não foi salvo nem transformado, ou não ouviu o verdadeiro Evangelho de Cristo, ou não creu, aceitando-0. Porém, se crer pela fé e aceitar o verdadeiro Evangelho de Cristo, será perdoado, salvo, transformado e regenerado no mesmo instante.

3) A REGENERAÇÃO E O NOVO NASCIMENTO

nascimento

A nossa salvação em Cristo é chamada de novo nascimento, um nascimento espiritual. A mente humana vive tão cauterizada pelo engano do pecado, que só pode entender a verdade da salvação de Deus recebendo uma nova natureza.

A natureza humana pode gerar a natureza humana, mas somente o Espírito Santo de Deus pode gerar a natureza espiritual divina, de que todos precisamos para entrar no Reino de Deus.

Quando cremos pela fé e aceitamos o verdadeiro Evangelho de Cristo, somos gerados de novo pelo Espírito Santo, através do poder gerador e purificador da Palavra de Deus, que faz nascer em nosso espírito uma nova vida (2a Cor. 5:17). Passamos a ter a vida e a natureza de Deus em nós (2a Ped. 1:4).

Tudo isto acontece em nosso espírito. Mas atentemos: ninguém conseguirá regenerar a si mesmo, porque isto só Deus é quem pode fazer. Isto é o novo nascimento (espiritual), isto se chama regeneração, conforme João 3:3-7, cuja água ali citada nada tem a ver com o batismo em águas, mas refere-se à Palavra de Deus, e é confirmado em (Tito 3:5; Ef. 5:26; João 15:3).

4) PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DA REGENERAÇÃO

A regeneração é um ato divino que concede às pessoas que crêem uma vida nova e mais elevada, mediante união pessoal com Cristo. Podemos experimentar, ainda nesta vida, uma condição aproximada do que era a vida de Adão e Eva antes do pecado; e teremos uma condição superior depois desta vida na glória dos Céus (Fil. 3:20-21).

Esta é a primeira característica da regeneração: A regeneração é um ato divino. Em Jesus Cristo somos recriados àquela condição que Deus idealizou antes do princípio. Voltamos a ser a imagem e semelhança de Deus, à semelhança do que eram Adão e Eva antes do pecado (Gen. 1:26-27), e temos garantido o nosso lugar no Céu (João 14:2-3).

5) SEGUNDA CARACTERÍSTICA DA REGENERAÇÃO

A regeneração é uma mudança radical operada em nós pelo Espírito Santo. O Homem natural continua vivo para o pecado, para a carne, para o mundo, mas como que morto nestas coisas para Deus. Em Rom. 6:11-14 está escrito: "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto o pecado em vossos corpos mortais, mas apresentai-os a Deus, como instrumentos de justiça"...

Esta é a segunda característica da regeneração. A regeneração transforma tudo dentro de nós. A regeneração é uma experiência mais profunda do que a do arrependimento. Os alicerces da nossa personalidade são transformados.

É como se recebêssemos nova consciência, nova moral, novo caráter, novos pensamentos, nova vontade, etc... É por isso que se diz que ressuscitamos com Cristo. Ocorre uma ressurreição espiritual (Col. 3:1-4). Passamos a pensar com a mente de Cristo (1a Cor. 2:9-16).

6) INÍCIO DA ADOÇÃO E FILIAÇÃO

Adoção e filiação começaram quando nos arrependemos, pela fé cremos em Cristo e fomos salvos. Naquele momento, fomos perdoados, justificados, regenerados e adotados como filhos de Deus. Se alguém adota uma criança como filho, esta tem os direitos e privilégios dos filhos legítimos, mas só poderá usufruir deles quando atingir a maioridade.

Porém Deus fez conosco muito mais do que isso. Pela obra redentora de Cristo, regenerou-nos e adotou-nos como filhos de Deus adultos e legítimos, gerados pela Sua Palavra, que é a semente do Pai, que é o próprio Jesus, que é Espírito, que é vida, que é água da vida e que é viva e eficaz, conforme os textos a seguir pela ordem: (Luc. 8:11; 1a Ped. 1:23; João 1:1 e v. 14; 6:67; 4:10; Heb. 4:12; Gal. 4:4-7; 3:26).

Somos então filhos de Deus e irmãos mais novos de Jesus Cristo (Heb. 2:11-12). Somos filhos adultos de Deus, porque só os adultos podem ter domínio sobre os bens da família. Além da salvação, Jesus nos entregou muitos bens de Deus. Exemplos: deu-nos a fé para vencermos o pecado e o mundo (1a João 5:4). Deu-nos poder para expulsar demônios e curar doentes (Mat. 10:1 e v. 8). Deu-nos poder para sermos testemunhas de Jesus (Atos 1:8). E disse: “fareis as mesmas obras que eu faço e até maiores do que estas” (João 14:12).

A) RESULTADO DA ADOÇÃO

Nós éramos filhos da ira e da desobediência (Ef. 2:2-3; 5:6). Porém, agora, nascemos de Deus e mudamos de posição. Passamos à posição de filhos de Deus (João 1:11-13). Somos guiados pelo Espírito Santo. Deus passou a ser nosso verdadeiro Pai e somos herdeiros dos Céus com Cristo (Rom. 8:14-17 e v. 9). Por isso somos consolados nas tribulações (2a Cor. 1:4).

B) QUANDO SE COMPLETARÁ A ADOÇÃO

Adoção se completará quando Jesus vier Arrebatar a Igreja. Os que já morreram salvos ressuscitarão e nós, os que ainda estivermos vivos, seremos transformados (1a Tes. 4:13-17). Tanto os que ressuscitarão como nós, que seremos transformados, todos receberemos corpos espirituais (1a João 3:2; 1a Cor. 15:42-44).

Nosso corpo será semelhante ao corpo atual de Jesus, (espiritual e glorioso) (Fil. 3:20-21). Completa-se, então, a obra da salvação de Cristo com a redenção do nosso corpo (Rom. 8:22-23). Receberemos, também, nessa ocasião, a plenitude espiritual em todos os sentidos da vida.

7) APELO

Se alguém ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus.

Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Rom. 3:20 e v. 28; Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6).

CONCLUSÃO

A regeneração é necessária para que o Homem seja restaurado à condição anterior para a qual Deus o criou, a fim de poder entrar no Reino do Céu. A regeneração é um ato divino e ocorre quando cremos e somos salvos por Jesus. É realizada pelo Espírito Santo, através do poder gerador e purificador da Palavra de Deus, que transforma tudo em nós.

Na regeneração ocorre a adoção (filiação). Somos feitos filhos adultos de Deus. Passamos a usufruir logo dos bens espirituais e do poder de Deus. A adoção começa na regeneração quando somos salvos e completar-se-á na ressurreição do nosso corpo em glória. Nosso lugar está garantido no Céu. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento e depois o Antigo. Amém.

Reestude em casa este assunto lendo todos os textos, responda às perguntas da folha de respostas e receba muitas bênçãos. O próximo estudo será sobre A Oração. Não perca! Autor: Marcos Morgado (21) 9907-9965

Fonte: SEC- Salvação e Edificação em Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário