Jesus - a Simples Verdade

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Cristão pode ser uma pessoa boa hoje, e amanhã uma pessoa má?





Nove horas da manhã, meu amigo chega pontualmente em casa, havíamos marcado para hoje efetuarmos as compras de livros e Bíblias para ele, como sempre fazemos. Ao chegarmos na loja fomos informados que a *norma havia mudado devido alguns obreiros comprarem e não pagarem seus débitos. Pedi para o irmão escolher as Bíblias e me dirigi até o pastor responsável, pela autorização de compra, pois este sempre foi feito em Nome da Igreja local. Contei-lhe da honra nossa aos compromissos efetuados e que gostaríamos de manter o credito de anos. Ele olhou para mim e disse: Isso é norma para ser obedecida, hoje você pode ser bom (pagador), amanhã você poderá ser mau (pagador).
Essa frase chamou-me atenção “hoje eu posso ser bom, amanhã mau”?
Pode um cristão ser bom e mau ao mesmo tempo?
O que diz a Bíblia quanto a isto ? Jesus disse: Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Mt. 7.17
O verdadeiro Cristão produz bons frutos, a isso ele foi chamado e não pode negar a si mesmo pelo fruto produzido. Em tudo ele se dá por exemplo, afinal Jesus está nele. Produzir bons frutos é para o cristão prazeroso, ele tem alegria em executar em sua vida um caráter que dignifique a Deus e honre a Ele com o testemunho puro de uma vida transformada. O cristão que está ligado a videira produz o que da videira recebe “ Eu sou a videira, vós, os ramos; Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Jo 15.5 O Cristão verdadeiro não pode produzir fruto mau, ele não pode ser hoje bom e amanhã ser mau. Infelizmente há pensantes falaciosos que imaginam ir para o tribunal de Cristo onde não serão julgados e sim absolvidos de seus maus comportamentos aqui na terra e o texto que usam é este “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo”. 2 Co 5.10 E com isso podem agir como o pastor falou “hoje você pode ser bom, amanhã mau” . No entanto Jesus fala quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto e fruto bom. “Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce”. Tg. 3.11,12. São metáforas verdadeiras que expressam bem as verdades do Deus vivo e eterno. O cristão genuíno não contradirá a sua profissão de fé com o uso regular de palavras (ações) imorais*. Tais como as aqui mencionadas, amanhã mau pagador. É lamentável ter entre nós cristãos que maculam sua vida como disse: Thomas Watson “Um Coração Santo é o altar que santifica a oferta; se não é por satisfação, é por aceitação”. Ou seja todos os meus negócios em Cristo devem pautar pela lisura, transparência, honra e reputação cristã diante de irmãos e não cristãos. O crente tem apenas um coração pelo qual Cristo seu Senhor é lido pelos homens a sua própria vida, que pulsa no meio do mundo de trevas fazendo a diferença em sua fé em Cristo. “Todos podem estar seguros de sua fé por meio de seus frutos” (Catecismo Heidelberg, questão 86). O Cristãos genuíno produz frutos bons, não porque é bom, mas porque Cristo habita nele, e logo não fica por ai a dar testemunho leviano de sua fé, prejudicando outros irmãos, ele sabe que vive em família e que está entre irmãos da mesma comunidade cristã e que neste mundo ele é luz. Se a semente caiu em boa terra crescerá “ Outra, enfim, caiu em boa terra e deu frutos, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um’’. Mc 4.8. Não concordo com a frase do amado pastor, porém expressa uma realidade entre nós de com carinho analisarmos a freqüente atividade de falsos irmãos. Estão eles entre a membresia e o ministério eclesiástico na igreja local.


Conclusão

Todo homem que foi transformado pelo poder do Evangelho executa com amor as obras do evangelho em sua vida. O cristão não é bom por ser cristão, mas porque Cristo habita nele e nele produz fruto para vida .
Ele não se deixa corromper pelas circunstâncias, mas aonde ele vai leva o testemunho de Cristo.
O cristão verdadeiro não produz fruto mau e nem tem hora tempo e lugar para produzir fruto bom. Ele foi chamado para ser semelhante ao seu Mestre em Justiça e santidade.

* Bíblia de Estudo Macarthur

* Norma. Todo pastor deve pedir autorização para realizar compras, na livrária o que antes não ocorria.
Pr. Haroldo Azevedo
Jesus - A Simples Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário